Grávida comer por dois, pode?

23 de outubro de 2019

QUEM ME DERA esta fosse uma verdade, mas nem pensar em cair nessa tentação! Não, grávida comer por dois não pode. A alta qualidade dos alimentos, juntamente com a ingestão adequada de macro e micronutrientes na gravidez, é crucial para o estado de saúde da mãe e do filho. 

Existe uma grande relevância da dieta materna para resultados sérios da gravidez, como pré-eclâmpsia, hipertensão, parto prematuro e fertilidade. A alimentação saudável e o estilo de vida fisicamente ativo são promovidos para evitar ganho excessivo de peso gestacional.

Na população subnutrida, recomenda-se a ingestão equilibrada de energia e proteínas para prevenir o nascimento de bebês e crianças pequenas e crianças nascidas mortas. Doses de suplementação de ferro e folato são administradas com possível rotina diária ou intermitente. Salvo raras exceções, em que o médico recomenda uma alimentação com maior quantidade, durante a gravidez, as mulheres precisam ingerir nutrientes, mas sem exagerar na comida.

imagem com frase "grávida pode comer por dois?"

Se você está no peso ideal, lembre-se de que o bebê dentro de você é bem pequeno e comer em excesso faz com que você engorde mais do que o necessário, não ele. É preciso uma alimentação saudável, rica em nutrientes, de preferência com alimentos não processados e muito cuidado com gordura, óleo e açúcar.

Ganho de peso gestacional

Segundo dados epidemiológicos dos EUA, 69% da população está acima do peso e 35% é obesa. Essa mudança na prevalência está relacionada a mudanças no estilo de vida, mas alguns eventos pré-natais também são importantes. O ganho de peso gestacional demonstrou ser um preditor de complicações na gravidez e futuros problemas de saúde na criança . 

O Gestational Weight Gain (GWG), ganho de peso gestacional, em português, está fortemente associado ao peso ao nascer e valores superiores a 4000 g estão associados a um risco duas vezes maior de obesidade mais tarde na vida. O consumo excessivo de calorias durante a gravidez tem sido associado a aborto, diabetes e pré-eclâmpsia nas mães e obesidade e diabetes tipo 2 em crianças. Esse efeito diabético parece ser transgeracional, por isso, tome cuidado e lembre-se: grávida comer por dois não pode!