Posso pintar o cabelo durante a gravidez?

9 de outubro de 2019

A perguntar sobre pintar o cabelo na gravidez é bastante frequente no consultório. A discussão divide opiniões, mas com cuidado redobrado é possível manter as madeixas em dia. Estudos em humanos, no entanto, mostram que a exposição a esses produtos químicos de corantes capilares ou produtos capilares resulta em absorção sistêmica muito limitada, a menos que haja queimaduras ou abscessos no couro cabeludo. Portanto, é improvável que esses produtos químicos atinjam a placenta em quantidades substanciais, causando danos ao feto.

pergunta "pintar o cabelo durante a gravidez?"

Como sempre digo, devemos ouvir a ciência e estatística. Zhu et al. compararam 550 cabeleireiros com um grupo não exposto e não encontraram diferenças estatisticamente significantes na perda fetal, parto prematuro, bebês pequenos em idade gestacional, malformações congênitas ou conquista de marcos de desenvolvimento entre seus filhos. Um estudo de caso-controle realizado por Blackmore-Prince et al. não encontrou risco aumentado de parto prematuro ou baixo peso ao nascer em 525 mulheres grávidas expostas a produtos químicos usados ​​para alisar e enrolar os cabelos.    

Não há estudos sobre o uso ocasional de produtos para o cabelo durante a gravidez. No entanto, calculamos que o uso desses produtos de 3 a 4 vezes durante a gravidez não seria uma preocupação, pois eles têm absorção sistêmica mínima e as mulheres são expostas a eles a cada 6 a 8 semanas, no máximo, durante esse período. Mas, por questões individuais, algumas mulheres preferem evitar o processo de tintura durante os 9 meses de gestação. Entretanto sabe-se que, a partir da 12ª semana, quando o bebê já está formado, pode pintar o cabelo sem peso na consciência. 

Os tonalizantes são mais inócuos e podem ser usados desde o começo, assim como a henna. Antigamente o iodo contido na tinta era prejudicial e ele está suspenso desde 1980, pois o mesmo altera a tireóide materna e aí, consequentemente, a fetal. Ah! Se for o caso de luzes, opte pelo procedimento realizado com touca e água oxigenada, este pode ser feito a qualquer momento pois não toca a raiz do cabelo. Portanto, dá sim para pintar o cabelo na gravidez e continuar com os fios lindos.