Sangramento durante a gestação

11 de junho de 2020

Cerca de uma em cada quatro mulheres grávidas têm sangramento durante a gestação ou manchas. Pode ocorrer em momentos diferentes e, em alguns casos, pode trazer problemas – o que sempre é motivo de alarme para qualquer mulher. Entretanto, algumas coisas podem te tranquilizar. Vamos começar com a definição e diferenciação de manchas e sangramento.

Mancha x Sangramento

• Spotting: refere-se ao fluxo de luz de algumas gotas de sangue que cabem em um absorvente diário. Pode acontecer durante o primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é prejudicial;
  • Sangramento: refere-se ao fluxo intenso de sangue. O sangramento da vagina pode acontecer a qualquer momento, desde o concebimento até o final da gestação.

Quanto sangramento é considerado normal durante a gravidez?

Sangramento leve, especialmente manchas, podem ocorrer no início da gravidez, quando o óvulo fertilizado se implanta no útero, porque ao grudar ele precisa aderir ao útero e, para tal, ganhar espaço no meio do tecido. E aí, já viu! Sempre pode ter um pequeno sangramento. Ele pode ser considerado normal até o momento em que suja um absorvente diário, e tende a ser mais amarronzado ou vermelho vivo, levando à necessidade de um absorvente.

Causas de manchas sanguinolentas  durante a gravidez

• Durante o primeiro trimestre
    • Sangramento da implantação: ocorre por volta da hora em que você espera a sua menstruação, acaba tendo um pequeno sangramento e confunde com tal. As manchas, como resultado do sangramento da implantação, duram de algumas horas a alguns dias e geralmente são de cor marrom ou rosa, sem cólica e não há aumento do sangramento;
    • Alterações no colo do útero são observadas durante o início da gravidez e, às vezes, podem causar sangramento, principalmente após o sexo porque um pequeno vasinho se rompe.
  • Durante o terceiro trimestre
    • Você pode perder o tampão de muco, trata-se de uma rolha que fica no colo do útero protegendo o bebê dos bichos que moram na vagina. No evoluir da gestação, o colo vai dilatando, o tampão cai e alguns vasos se rompem ocorrendo o sangramento. É provável que ocorra alguns dias antes do início das contrações ou no próprio trabalho de parto.
  • A qualquer momento durante a gravidez
    • O colo do útero fica sensível e inchado durante a gravidez. Qualquer tipo de tensão no colo do útero durante um exame interno ou relação sexual pode causar manchas  sanguinolentas. Não indica um problema, a menos que seja em grande quantidade  e doloroso;
    • Qualquer infecção na vagina ou no colo do útero pode causar irritação ou inflamação e causar manchas;
    • Na hemorragia subcoriônica,  o sangue é acumulado entre o revestimento uterino e o córion (membrana fetal externa) e pode resultar em manchas leves a pesadas. Geralmente, resolve-se por si só e provavelmente não causará nenhum problema na gravidez.