Efeitos da covid-19 nos trabalhos de parto

22 de junho de 2021

Será que existem efeitos da covid-19 nos trabalhos de parto? Parece que sim, muitos estudos têm sido publicados relacionados ao trabalho de parto e Covid-19. Há todo um empenho das maternidades para rastrear portadores do vírus e preparar protocolos específicos para Covid, que tem apresentado um resultado fantástico na prevenção e disseminação de doenças.

“A magia da natureza é a gravidez” – é um estado imunológico específico que requer o desenvolvimento de tolerância ao feto, enquanto mantém a capacidade de proteção contra infecções. Já imaginou – eu não rejeito meu bebê e ainda consigo combater a infecção?

Quando estamos grávidas, ficamos em um estado de diminuição das respostas do corpo, para não abortar o bebê e deixá-lo crescer dentro de nós. E quando finalmente estamos prontas, nosso corpo naturalmente gera uma reação que faz com que aconteça o nascimento. Tudo sincronizado e perfeito!

E sobre a Covid-19, como funciona?

Mulheres grávidas devem ser examinadas quando apresentam febre e infecções respiratórias antes do parto. O ideal é que os procedimentos de triagem sejam realizados antes de admitir um paciente na maternidade, por isso fazemos o teste rápido da Covid.

O fator mais importante que determina o curso de Covid-19 em mulheres grávidas é a idade e a presença de comorbidades, como hipertensão gestacional, diabetes gestacional e colestase, principalmente no segundo e terceiro trimestres da gravidez .

A Covid-19 não foi confirmada como fator de risco em aumentar infecção e morte entre mulheres grávidas; no entanto, gestantes apresentam risco aumentado de desenvolver sintomas mais graves.

Ao sentir qualquer sintoma como tosse, febre e falta de ar, procure atendimento médico! E não deixe de acompanhar as atualizações sobre as vacinas e sempre conversar com um profissional sobre o que deve ser feito.

Quer saber mais informações sobre esse e muitos outros temas do universo feminino e ginecológico? Siga-me no Instagram!