Perigos da hipertensão durante a gravidez

1 de julho de 2021

Existem inúmeros perigos da hipertensão durante a gravidez. Por isso, precisamos entender um pouco mais como ela funciona, entendendo os riscos. Acontece com todas as mulheres? Não. Algumas podem ter pressão alta durante a gravidez, e isso pode colocar a mãe e o bebê em risco durante a gestação. A hipertensão também pode causar problemas durante e após o parto – mas a boa notícia é que pode ser prevenida e tratada.

No pré-natal a pressão sempre deve ser medida para fazer diagnóstico desta alteração. Chegue na consulta e espere alguns minutinhos – nunca o faça logo que chegar ao consultório!

Mas qual o problema da pressão alta? Suas complicações para a mãe e o bebê podem incluir:

Para a mãe:

• Pré-eclâmpsia
  • Eclâmpsia
  • AVC
  • Necessidade de indução do parto (dar remédio para iniciar o trabalho de parto)
  • Descolamento prematuro da placenta (a placenta se separando da parede do útero)

Para o bebê:

• Parto prematuro (nascimento que ocorre antes de 37 semanas de gravidez)
  • Baixo peso ao nascer. A pressão alta da mãe torna mais difícil para o bebê obter oxigênio e nutrientes suficientes para crescer, então a mãe pode ter que dar à luz mais cedo

No tratamento, é recomendada a restrição do consumo de sal e incluída a medicação. Também é importante evitar ganhar muito peso, pois aumenta muito os riscos de desenvolver hipertensão.

Quanto antes diagnosticada, melhor o tratamento. Busque ajuda de um cardiologista e faça os exames de rotina.

Tem dúvidas sobre esses e outros assuntos? Escreva para mim e me siga no Instagram.