Benefícios do implante hormonal durante a menopausa

31 de março de 2022

Você muito provavelmente já se perguntou: por que devo usar implante hormonal?. Diferentemente do que muita gente pensa, os benefícios do implante hormonal vão além da proteção contraceptiva, sendo considerado um forte aliado para o organismo da mulher, principalmente durante a menopausa. 

Com o fim do período reprodutivo feminino, sintomas como as ondas de calor repentinas, a sudorese noturna e as constantes oscilações de humor podem afetar as relações pessoais e profissionais da mulher. 

Desse modo, os benefícios do implante hormonal para o organismo feminino, tais como aumento da libido, melhora do desempenho sexual (uma vez que ajuda reduzir o ressecamento vaginal) e potencialização da perda de gordura podem contribuir para o controle desses sintomas, além de elevar a autoestima – e a confiança – da mulher. 

Mas não é somente isso! Esse método também pode ser um forte aliado das mulheres que esquecem com frequência o horário de tomar os medicamentos. Se bem controlado e usado com a dosagem correta, os benefícios do implante hormonal podem ser inúmeros. 

Preconceito em relação ao implante hormonal persiste na sociedade

Sempre que falamos sobre o uso dos implantes hormonais, é muito comum nos depararmos com o preconceito existente em nossa sociedade em relação ao método. Em alguns momentos, parece que estamos falando de algo novo ou de outro mundo!

Mas o que muita gente não sabe é que, desde 1940, existem os implantes de estradiol e testosterona. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem a maior fábrica de implantes (pellets)!

A verdade é que, na maioria das vezes, os benefícios do implante hormonal não são mencionados. Para a indústria farmacêutica, investir na produção dos pellets não é lucrativo. E como isso nos afeta?

A resposta é simples: as opções de géis e adesivos foram diminuindo vertiginosamente com o passar dos anos, já que o critério econômico pauta a manutenção – ou a descontinuidade – de produção. 

Mas isso não tem problema, porque estamos diante de uma sociedade capitalista, cujo critério principal é o lucro. Ninguém vai produzir um produto, por mais essencial que seja, se estiver dando prejuízo. 

E a história se repete com os demais produtos: desistem de fabricar, pausam a produção, vendem braços fabricantes de hormônio para outras indústrias farmacêuticas, gerando hiatos e descontinuidades na fabricação.

Como fica a mulher nessa história? Quem se preocupa conosco, com nosso bem-estar e saúde? Qual fabricante de hormônios deu alguma satisfação ou orientação na ausência de um produto? No fim das contas, sabemos bem a resposta. 

Para mais informações sobre os benefícios do implante hormonal ou, em caso de dúvida, entre em contato comigo através das minhas redes sociais