Calculadora de Idade Gestacional

Utilize a nossa calculadora de idade gestacional para calcular o tempo de gestação. Você poderá usar a data da última menstruação, a data provável do parto ou as informações de algum exame de ultrassonografia.

Instruções

Se você não entende como é calculada a idade gestacional. Para calcular a idade gestacional você deverá entrar pelo menos um dos seguintes parâmetros (também poderão ser utilizados ao mesmo tempo mais de um parâmetro). As datas deverão ser digitadas no formato dd/mm/aaaa:

  • Data da última menstruação (DUM): coloque aqui o primeiro dia da última menstruação conhecida. Neste caso a idade gestacional é calculada pressupondo que a concepção ocorreu cerca de 14 dias após o início da menstruação (o que é válido para a grande maioria das gestantes).
  • Data provável do parto (DPP): caso você tenha uma data provável do parto (estimada por um exame de ultrassom), coloque esta data aqui. Preferencialmente deve-se utilizar o PRIMEIRO exame de ultrassom realizado na gestação pois quanto mais precoce o exame, menor é a margem de erro.
  • Data de um exame anterior: se você não sabe qual é a última menstruação nem a data provável do parto, poderá utilizar os dados obtidos em um exame anterior. Neste caso você precisará entrar com 2 dados: a data em que foi realizado o exame e a idade gestacional que foi estimada naquela data. Novamente deve-se utilizar o PRIMEIRO exame realizado na gestação, devido à menor margem de erro nos exames precoces.

Os cálculos abaixo são baseados na data de hoje, segunda, 29 de abril de 2024.