Outubro Rosa: como o câncer de mama afeta a autoestima das mulheres

4 de outubro de 2019

Chegamos ao Outubro Rosa, mês de conscientização e luta contra o câncer de mama. Também podemos aproveitar o mês para nos lembrarmos de que as mulheres que sofrem com a doença, muitas vezes, têm sua autoestima afetada e nem sempre o tema é colocado em discussão. Por isso, resolvi falar um pouco sobre o assunto aqui.

O primeiro medo que vem à cabeça dessas mulheres é o de perder a mama, fora a queda de cabelo, inevitável para todas que precisam enfrentar as sessões de quimioterapia. Muito desse medo é reflexo da sociedade em que vivemos e dos padrões estéticos, o conceito de ordem e harmonização que chamamos de beleza e, ao perder o cabelo, as sobrancelhas e a mama, nos defrontamos com esta perda de harmonia e isso acaba se tornando nosso trauma. Além, é claro, do medo de não vencer a batalha.

Portanto, estar sem uma parte de seu corpo ou ter uma faixa no lugar do cabelo pode passar uma mensagem de uma mulher frágil e que precisa de ajuda. Enquanto, na verdade, sabemos que a realidade é outra: essas mulheres são extremamente fortes e estão enfrentando uma batalha diária, ou seja,  para eliminar o inimigo que quer nos destruir não há espaço para fracos.

outubro rosa

Sendo assim, precisamos nos concentrar  em nosso interior e entender que essa é apenas uma fase. Ela passará. Seu cabelo crescerá novamente e, hoje, a estética pode nos ajudar a reconstruir as mamas. Existem toucas que diminuem a queda de cabelo, lindas faixas, perucas maravilhosas, maquiagens fantásticas melhores que photoshop!

Entretanto, o tratamento e todo o processo pelo qual a doença faz as mulheres passarem, é uma fase. Já somos diferentes depois das primeiras 24 horas em que recebemos a notícia e decidimos que nada nos derrotará e nesse instante surge uma nova mulher, que nunca mais será a mesma. Acontece muito. 

No tumor, a primeira questão que surge é: “por que eu??”. E então vai para a dimensão: “por que não eu??”. E entramos em um introspecção que nos leva a nos conhecermos melhor e, por incrível que pareça, o medo nos faz crescer. A perspectiva de ser derrotada muda conceitos, interesses e o valor que damos à vida. Isto é autoestima, a força que nos faz acreditar em nós mesmas, e não em ficar bela e bem vestida.

Lógico que queremos estar bonitas, afinal somos mulheres!!! Mas sempre existem meios de ficarmos bonitas. E, caso precise de um up, não hesite! Coloque uma maquiagem aqui e acolá, tente praticar exercícios (se estiver se sentindo bem), e reflita sobre sua feminilidade. Ela é mais do que seu exterior, pois a real beleza, como dizia Platão, está na beleza interna.  Não amamos corpos belos e sim a beleza que transcende dele, o que chamamos de alma.

Manter a autoestima é fundamental. Portanto, se você está passando por isso, tente enxergar o quão bela é, nos termos filosóficos!!! E, se você tem alguma mulher próxima com câncer de mama, não meça esforços para ajudá-la a sentir-se melhor e mostre caminhos para que ela possa recuperar o sentimento de se amar como ela é. E faça isso sempre, não somente durante o outubro rosa!