Bullying e ganho de peso

8 de novembro de 2019

O bullying é um tema cada vez mais recorrente ao longo dos anos. E, muitas pessoas não percebem que, quando feito por causa do excesso de peso, ele pode piorar o ganho de peso ao invés de fazer com que a vítima emagreça. 

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e publicado no periódico Pediatric Obesity, o resultado é o oposto. Estima-se que jovens que sofrem bullying ganham, em média, 33% mais peso e 91% mais gordura a cada ano em relação aos colegas com o mesmo tipo físico, mas que não sofrem críticas ou são humilhadas por esse motivo.

Dinâmica do estudo

110 garotos e garotas acima do peso, entre 11 e 12 anos de idade, quando o trabalho teve início, tiveram acompanhamento durante 12 anos. Uma vez ao ano eles eram examinados e entrevistados. Cerca de 62% relatou ter sido humilhado pelos colegas ao menos uma vez na vida. 

imagem de bullying x obesidade - criança comendo e sofrendo bullying

O estudo não foi conclusivo quanto aos motivos; entretanto, seus autores levantaram duas hipóteses acerca da tendência em ganhar peso. A primeira supõe que o estigma e a vergonha tenham levado os adolescentes a comportamentos como comer compulsivamente ou evitar atividade física. A segunda é que o bullying gerou um estresse capaz de estimular a liberação de um hormônio associado ao ganho de peso e acúmulo de gordura na barriga, o cortisol.

Os efeitos do bullying não são novidade

Há muito se sabe sobre a relação entre obesidade e bullying. Muitos estudos já demonstraram que adolescentes acima do peso têm maior propensão a sofrer quaisquer tipos de agressão na escola do que aqueles com peso normal. 

Além disso, a preocupação com a própria imagem e a pressão da sociedade em que vivemos pela beleza e magreza pode afetar diretamente uma relação complicada dos indivíduos com a comida – sem mencionar os outros diversos malefícios do bullying, como: depressão, ansiedade, abuso de substâncias e, em casos mais extremos, o suicídio. E, caso comprovado em estudos futuros, a relação com o ganho de peso poderá entrar para a lista de consequências desse ato.