Orgasmo feminino

4 de dezembro de 2019

Vamos falar sobre orgasmo feminino? Mas o que é orgasmo? O orgasmo é o prazer a mais. É intenso e obtido por um organismo. Na verdade, é uma associação de fatores mecânicos e neurológicos que oscilam entre si e, ao mesmo tempo, uma sincronização que culmina em uma resposta múltipla positiva. 

O orgasmo típico resulta de estimulações rítmicas de determinadas partes do corpo que levam ao estímulo em altas concentrações dos receptores sensoriais. Isto pode ser obtido através de manipulação direta do genital, ou da fricção dos corpos ou vibração mecânica direta. 

O orgasmo também tem um grande envolvimento psicológico relacionado ao seu acontecimento. Refiro-me ao fato de que, além da resposta do corpo, há um envolvimento relacionado à vocalização e expressões faciais, que despertam no parceiro mais desejo e satisfação.

Obstáculos ao orgasmo feminino

Muito do orgasmo feminino depende de um parceiro com habilidades que estimulem de forma rítmica e delicada, que saiba a importância das preliminares. O orgasmo da fêmea humana é uma sensação transitória variável de intenso prazer com estado alterado de consciência, associado a contrações rítmicas da musculatura vaginal e anal. Ele pode ser induzido pela estimulação erótica na genitália ou em outros lugares. Alguns estudos sugerem que os problemas de orgasmo são o problema sexual mais frequentemente relatado pelas mulheres.

A terapia cognitivo-comportamental para anorgasmos promove mudanças de atitude e pensamentos sexualmente relevantes, visando diminuir a ansiedade e aumentando a busca da satisfação orgásmica. Entre os fatores mais comuns que geram obstáculos ao bom desempenho sexual estão o tédio do casal, infecção vaginal e lubrificação insuficiente.  Existem os obstáculos psicológicos, como o baixo conhecimento sexual, vergonha, falta de concentração no sexo por problemas domésticos, etc. 

Outros fatores que influenciam e são pouco valorizados são sono irregular e falta de privacidade. Afinal, quem consegue namorar com a expectativa de seu filho entrar no quarto?? Pode haver a incapacidade dos pais de fazerem seu filhos dormirem em seus quartos, e acabam deixando eles dividirem a cama do casal, gerando brigas entre eles. Às vezes, não nos damos conta da importância do casal ter seu próprio espaço e tempo.

A Ginecologia pode ajudar

3 em cada 10 mulheres não têm desejo sexual (a maioria é por alguma razão que possui solução) e 55,6% das brasileiras não chegam ao ápice durante o ato. Além disso, algumas nunca descobriram essa sensação. O que você acha disso?

Eu acho que todos merecem uma vida sexual saudável. Por isso, quando há algum problema, é preciso procurar um ginecologista. Além, é claro, de conhecer seu corpo e entender que nem sempre as expectativas precisam estar no(a) parceiro(a). 

Geralmente, os homens conhecem sua sexualidade mais cedo enquanto, socialmente, as mulheres são incentivadas no sentido contrário. Por isso, é preciso se soltar e conhecer a si mesma, descobrindo quais são suas zonas erógenas mais prazerosas e como estimulá-las. Você, mais do que ninguém, é a responsável pelo seu próprio prazer! E buscar a solução: primeiro, vem o seu prazer; depois, o do outro.