Gestantes podem viajar de avião?

14 de fevereiro de 2020

Uma pergunta frequente no consultório é se gestantes podem viajar de avião. Quando as mulheres grávidas não têm qualquer complicação médica ou obstétrica, podem seguir as mesmas precauções de viagens aéreas como a população geral e voar com segurança, de acordo com um parecer do Comité divulgado pela revista American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) e também publicado na Obstetrics & Gynecology.

Desde 2001, quando ACOG emitiu pela primeira vez um parecer do Comitê sobre a gravidez e as viagens aéreas, uma série de estudos observacionais tem sido publicados, confirmando que o transporte aéreo é geralmente seguro durante uma gravidez e sem complicações.

O parecer do Comitê atualizado também aborda questões sobre a exposição à radiação cósmica durante viagens aéreas. Mesmo os mais longos voos intercontinentais irão expor os passageiros a não mais de 15% do limite recomendado de exposição à radiação cósmica estabelecida pelo Conselho Nacional de Proteção de Radiação e Medidas e da Comissão Internacional de Proteção Radiológica.

Ao ser questionada pelas gestantes quanto às viagens aéreas, o que é muito comum nas visitas obstétricas, POSSO AFIRMAR QUE VOAR É SEGURO.

Precauções durante os voos

Todos os passageiros das companhias aéreas, incluindo mulheres grávidas, podem ajudar a minimizar o risco de coágulos sanguíneos, especialmente em voos longos, vestindo meias elásticas de compressão entre 18-22 mmHg, movendo as pernas periodicamente, evitando roupas restritivas, saindo de suas cadeiras e caminhando por alguns minutos e ficando bem hidratados.

gestantes podem viajar de avião

As mulheres grávidas devem usar o cinto de segurança continuamente enquanto estiverem sentadas para evitar o potencial risco de trauma para o corpo em caso de turbulência de ar súbita grave. ACOG também diz que as mulheres grávidas devem evitar bebidas gasosas, como refrigerantes carbonatados antes de um voo, pois o gás aprisionado no estômago se expande com o aumento da altitude, o que pode causar desconforto durante o voo.

As mulheres grávidas que estão apresentando náuseas podem tomar uma medicação antiemética preventiva antes de embarcar no avião; o ideal são medicações como Dramin e Vonau. Para o desconforto nasal, é bom usar substâncias salinas para o nariz e borrifar a cada 3 horas. Levar um travesseiro de viagem para apoiar o pescoço e diminuir desconfortos musculares também é válido.

Outra dica é fazer uma bolsinha com medicações que habitualmente possa precisar e que encontrará dificuldade de adquirir fora do país – o que eu chamo de ‘farmacinha’ – que deve conter um antiespasmódico (para as cólicas), uma medicação para restituir a flora intestinal no caso de diarreia ou qualquer alteração do hábito intestinal (pela mudança da alimentação). Medicação para a cefaleia, como Paracetamol 750 de 8/8 horas. E progesterona micronizada para o caso de contrações fora de hora. Com estas orientações, creio que a viagem terá menos percalços.

A maioria das companhias aéreas comerciais permite às mulheres grávidas voar até as 36 semanas de gestação, mas as restrições podem variar de acordo com cada operadora.