Dicas para Gestantes – Parte I

26 de março de 2020

Tenho uma série de dicas para gestantes que gostaria de dar. Para não me estender muito, vou dividi-las em três partes. Essa é a primeira! 

Para ter uma gravidez saudável desde o início da gestação até o nascimento do bebê, é essencial que você receba atenção pré-natal desde cedo e de forma regular, pois ele é a porta de entrada para uma vida saudável. Sua função é diagnosticar patologias, prevenir quadros que piorem o curso da gestação e entregar em suas mãos um bebê nas melhores condições possíveis.

Neste comecinho, costumo fazer um acompanhamento semanal com ultrassom a fim de avaliar o crescimento e diagnosticar abortamentos precoces, já que, infelizmente, a realidade é que 30% de qualquer gestação possa evoluir como abortamento antes de 12 semanas. Por isso, os exames de rotina são de extrema importância para este início.

Desde a primeira consulta, você terá que fazer vários exames, como: sorologia para toxoplasmose, rubéola, HIV, sífilis, hepatite, hemograma completo, urina, diabetes, tipagem sanguínea, entre outros. A ultrassonografia é realizada em todas nossas consultas.

Agora, vamos às dicas para gestantes!

Ácido Fólico

É uma vitamina do complexo B que pode ajudar a prevenir malformações no cérebro e na medula espinhal (denominados defeitos do tubo neural) do feto, quando ingerido antes e durante as três primeiras semanas de gravidez.

Estudos mostram que as mulheres que consomem a quantidade recomendada desta vitamina, desde antes da concepção e durante o primeiro mês de gravidez, podem reduzir o risco de ter um bebê com malformações no cérebro e na coluna vertebral. Os NTD (Neural Tube Defects) mais comuns são a espinha bífida (que é uma das principais causas de deficiência infantil) e a anencefalia (um sério subdesenvolvimento do crânio e do cérebro do recém-nascido).

Os estudos também indicam que o ácido fólico pode ajudar a prevenir algumas outras malformações, como o lábio leporino. E sabe-se que ele tem um papel fundamental no processo da multiplicação celular, portanto, é altamente necessário durante a gravidez.

Onde encontrar: entre alimentos ricos em ácido fólico, estão as frutas cítricas (laranja, limão, morango, grapefruit, tangerina, pêssego) e os vegetais de folhas verdes (feijão, amendoim, brócolis, aspargos, ervilha, lentilha). Os cereais e os grãos enriquecidos contêm uma forma sintética de ácido fólico que o corpo pode absorver com mais facilidade que em sua forma natural.

Sintomas Precoces de Gravidez
Sangramento de Implantação
dicas para gestantes

Este pode ser o sinal mais precoce de gravidez. De 6 a 12 dias após a concepção, o embrião se implanta na parede uterina, o que pode provocar um pequeno sangramento conhecido como “sangramento de implantação”. Ele normalmente ocorre um pouco mais cedo do que o dia em que ocorreria a menstruação, é mais escasso e claro do que uma menstruação normal e tem curta duração. Algumas mulheres podem sentir cólicas como se fossem menstruar.

Edema/Inchaço e Maior Sensibilidade nas Mamas

Começa geralmente na primeira ou segunda semanas depois da concepção. As mulheres percebem mudanças em suas mamas, como maior sensibilidade ou dor à palpação, sensação de peso ou mamas latejantes.

Para muitas mulheres, a sensibilidade e dor nos seios é o primeiro sinal de gravidez. O aumento do tamanho dos seios devido à ação de hormônios é um sinal positivo de que está havendo uma preparação para a amamentação. Poderá ser notado o escurecimento dos mamilos e o aumento do seu diâmetro.

Fadiga/Cansaço

Sentir-se mais cansada ou sonolenta pode ser um sintoma presente já na primeira semana da concepção, devido ao aumento nos níveis de progesterona durante a gestação.

Sintomas Mais Comuns
Enjôos

Eles são provocados por mudanças hormonais. Os três primeiros meses da gravidez são os piores. Mas, raramente as náuseas continuam depois. Entretanto, nem todas as mulheres sofrem com esse inconveniente.

Dicas para gestantes:
  • Seguir uma dieta rica em proteínas (carne, ovos, leite e derivados) e carboidratos complexos (pão integral, cereais não refinados e legumes, massas);
  • Evitar verduras de difícil digestão como repolho, alface, cenoura e outros;
  • Evitar o contato com produtos que ajudam a provocar o problema, como perfumes e principalmente os cigarros;
  • Cortar um limão ao meio e cheirá-lo;
  • Fazer várias refeições durante o dia (seis refeições – café, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia – pequenas porções);
  • Não beber água durante as refeições;
  • Nunca dormir de estômago vazio;
  • Não escovar os dentes logo após às refeições e não usar creme dental;
  • Ao acordar, sair da cama lentamente. A movimentação brusca do corpo provoca os enjôos.
Náusea Matutina

As náuseas, assim como os desejos por certos alimentos, são uma daquelas verdades da gravidez que não se explicam, mas existem! Um terço das gestantes não sofre com os sintomas da náusea ou do vômito. Para as outras gestantes que sofrem com a náusea, resta ao menos o consolo que não ultrapassa o terceiro mês, e raramente interfere com a alimentação a ponto de afetar o feto.

Muitas vezes ela pode aparecer em outros períodos do dia, como à tarde e à noite, ou mesmo durar o dia inteiro. Ninguém ao certo sabe definir a causa da náusea, mas pelo menos existem algumas dicas para tentar aliviá-la: 

  • Faça, desde o início da gravidez, uma alimentação mais saudável e balanceada; 
  • Beba muitos líquidos, principalmente sucos ácidos (chás, sucos ou sopas) ou alimentos com alto teor de água (frutas e verduras); 
  • Evite sentir o cheiro ou a visão dos alimentos que você já identificou que lhe causam a náusea; 
  • Faça várias pequenas refeições ao dia, evitando ficar longo período de estômago vazio; 
  • Durma bem para se sentir relaxada e, quando levantar de manhã, o faça lentamente; 
  • Não tome medicamentos contra a náusea sem antes falar com sua médica.

Fiquem atentas às próximas dicas para gestantes!