O impacto do inverno na menstruação

30 de junho de 2020

Impacto do inverno na menstruação? É isso mesmo?Sim, o inverno chegou e, com as temperaturas mais baixas, ele pode influenciar nossa menstruação! Parece loucura né??

Os dias são mais curtos e as noites são longas e frias, o que significa mais tempo em ambientes fechados. Ainda, o frio também restringe a atividade física e o estilo de vida se torna lento.

Além de já estarmos em casa há algum tempo por conta da pandemia, no inverno temos uma tendência a praticar menos exercícios físicos e a comer mais. Isso se reflete, para algumas mulheres, em ciclos mais longos e até mais intensos.Ah e ganho de peso!!!!

  1. Sintomas pré-menstruais:

A síndrome pré-menstrual (TPM) refere-se a vários sintomas que aparecem antes da menstruação. Esses sintomas incluem alterações de humor, inchaço, irritabilidade, ansiedade e depressão. Nos invernos, a maior parte do tempo é gasta em ambientes fechados, o que pode fazer com que se sinta só e isolado. A falta de exposição à luz solar também pode aumentar os sentimentos de melancolia.

  1. Outros fatores:
  • Alteração de cálcio

A falta de cálcio devido à luz solar limitada e à vitamina D pode ser um agente desencadeante da TPM. Um estudo recente mostrou que mulheres que ingeriram cerca de 500mg de cálcio relataram sintomas pré-menstruais menos graves. Alimentos ricos em cálcio e exercícios regulares podem melhorar os sintomas pré-menstruais no inverno.

  • Aumento da cólica

Nos invernos, os vasos sanguíneos são comprimidos, o que significa um caminho mais estreito para o fluxo sanguíneo. Devido a vasos mais fechados, o fluxo sanguíneo durante a menstruação pode ser mais doloroso. Isso leva a um aumento das cólicas. Uma garrafa de água quente ou qualquer outro tipo de aquecimento  pode ajudar os vasos a relaxar e, assim, reduzir a dor.

  • Alteração hormonal

Luz solar limitada não afeta o sistema endócrino e a tireoide pode diminuir a velocidade. Mas não de forma absurda  chamamos isso de hipotireoidismo sucumbido, levando a ciclos de períodos mais longos, até que o corpo se adapte às mudanças relacionadas à variação do dia e noite.

O desequilíbrio hormonal também pode melhorar a experiência da TPM. Os hormônios geralmente se equilibram sozinhos quando o corpo se ajusta ao inverno. Se os ciclos menstruais não voltarem ao normal após um ou dois meses, consulte seu ginecologista.

impacto do inverno na menstruação
  1. Menstruação

Os ciclos menstruais são drasticamente afetados pelo clima frio. Apesar de aqui não ser a Sibéria, o frio nos afeta muito mais, afinal estamos acostumados com calor!!!!! Essas mudanças foram atribuídas a muitos fatores associados ao clima, como pressão atmosférica, temperatura do ar e luz solar. Um estudo recente , no entanto, provou o contrário. Este estudo concluiu que a luz solar é o principal fator que afeta o ciclo menstrual, como falei nos primeiros posts!!

Segundo este estudo, os ovários são mais ativos no verão do que no inverno. A frequência da ovulação diminui de 97% para 71% no inverno. A secreção de FSH (hormônio que chama os óvulos no ovário) também é menor quando comparada aos verões, e os ciclos menstruais são mais longos.

Ciclos menstruais mais longos e diminuição da ovulação podem tornar exaustiva a experiência de menstruar ou tentar engravidar. Mas este é um trabalho que nos abre a mente para o conhecimento, não uma verdade absoluta.

Para evitar alterações nos ciclos menstruais durante o tempo frio, é importante absorver o máximo de luz solar possível em dias ensolarados. Consumir alimentos com vitamina D também pode ajudar a compensar a falta de luz solar e, assim, regularizar o ciclo menstrual. Exercícios também ajudam neste equilíbrio.

Apesar de haver impacto do inverno na menstruação, se você estiver passando por períodos irregulares ou dolorosos, visite um ginecologista.