Orientações para gestantes na pandemia da covid-19

20 de julho de 2020

Com a pandemia da covid-19 os cuidados estão redobrados. Por isso, hoje trago orientações para gestantes durante esse período. Afinal, recebo perguntas como “o que devo fazer se estiver grávida e ficar doente?“. Entenda a seguir como agir e quais medidas tomar.

Os sintomas do coronavírus são como os de outros vírus respiratórios, como resfriados e gripes. Então são grandes as chances de que, a menos que você faça o teste, não saiba se tem covid-19. Ligue imediatamente para o seu médico se tiver algum sintoma, como tosse, febre ou dificuldade em respirar. Outros sintomas podem incluir:

  • Dor de garganta;
  • Arrepios;
  • Agitação repetida com calafrios;
  • Dor muscular;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de paladar ou olfato.

A maioria das pessoas que fica doente pode e deve ser tratada em casa, com líquidos e descanso, pois a imunidade se encarregará de combater o vírus. E quem responde mal? Quem tem patologias associadas à imunidade muito baixa ou aquelas que respondem de forma mais agressiva.

Procure serviço médico se tiver dificuldade respiratória, falta de ar e febre. Não deixe de ir, pois muitas vezes as pessoas deixam para procurar ajuda tardiamente, o que as faz estarem em estágios mais desfavoráveis da doença.

Perguntas frequentes

É seguro dar à luz em um hospital agora?

Sim. Hospitais e maternidades estão tomando todas as precauções para garantir que mães e bebês estejam a salvo de infecções. A maioria dos estabelecimentos de saúde mantém os pacientes com coronavírus ou sintomas do vírus afastados de outros e em alas isoladas.

Alguns hospitais estão limitando o número de pessoas permitidas na sala de parto. Quando seu bebê nasce, os visitantes podem não ser permitidos no hospital. Se permitidos, eles podem ser verificados quanto à presença de sintomas de coronavírus antes de entrar no prédio.

É permitido deixar visitantes conhecerem meu novo bebê em casa?

Como o sistema imunológico dos recém-nascidos ainda está em desenvolvimento, eles têm mais dificuldade em combater doenças. Portanto, é importante continuar praticando o distanciamento social quando o bebê chegar em casa do hospital.

Protegendo seu bebê

  • Mantenha seu bebê em casa e longe dos outros, tanto quanto possível. Ainda não tenha amigos e familiares para conhecer o bebê e não o leve para a casa de outras pessoas;
  • Se você tiver que levar seu bebê – por exemplo, a uma consulta médica – mantenha você e seu bebê a pelo menos 2 m de distância de outras pessoas;
  • Se alguém em sua casa estiver doente, tome todas as precauções recomendadas. Mantenha seu bebê longe de qualquer pessoa doente;
  • Em casa, todos os cuidadores devem lavar as mãos antes e depois de tocar no seu bebê. Usar máscara se for alguém fora do ambiente familiar. Mantenha todas as superfícies limpas.