Posso engravidar se fizer sexo sem penetração?

27 de julho de 2020

Sim, embora o risco de você engravidar seja muito baixo, você pode engravidar se fizer sexo sem penetração. Se você deseja evitar engravidar, deve usar métodos anticoncepcionais.

A gravidez acontece quando o esperma de um homem fertiliza o óvulo de uma mulher, o que pode acontecer mesmo se você não teve relações sexuais com penetração. Durante o sexo, o sêmen é ejaculado saindo pênis do homem entrando na vagina da mulher. O sêmen de um homem (o líquido produzido quando ele ejacula ) contém milhões de espermatozoides. Uma ejaculação pode conter mais de 300 milhões de espermatozoides; lembre-se: basta um único chegar até a tuba uterina para que ocorra a fecundação.

Assim que o pênis está ereto, antes do homem ejacular, um líquido chamado pré-ejaculado é produzido. Este líquido pode conter milhares de espermatozoides. Os homens não têm controle sobre a produção desse líquido.

Os ovários de uma mulher liberam normalmente um único óvulo (ovulação) 12 a 16 dias antes da próxima menstruação num ciclo de 26-30 dias.

O esperma do homem entra no corpo da mulher através da vagina, depois viaja através do colo do útero e do útero até as trompas de falópio, onde um óvulo é fertilizado (concepção). O óvulo pode ser fertilizado pelo esperma contido no sêmen ou no pré-ejaculado.

sexo sem penetração

E se eu não fiz sexo?

É possível engravidar sem ter relações sexuais terminadas em penetração se, por exemplo:

    •    O esperma entra na sua vagina – por exemplo, se você ou seu parceiro tiverem sêmen ou pré-ejacularem nos dedos e tocarem sua vagina;

    •    Seu parceiro ejacula perto de sua vagina;

    •    O pênis ereto do seu parceiro entra em contato com seu corpo perto da sua vagina.

O risco de engravidar dessa maneira é muito, muito baixo, porque o esperma só pode viver por um curto período de tempo fora do corpo. No entanto, se você não está planejando uma gravidez, é importante saber que é possível engravidar dessa maneira. Todo cuidado é pouco!

Prevenção da gravidez

Se você não quiser engravidar, deve usar métodos contraceptivos. Também é importante lembrar que apenas os preservativos (condones) podem  proteger contra a gravidez e as infecções sexualmente transmissíveis (DSTs). Ao usar um preservativo, coloque-o assim que o pênis do seu parceiro estiver ereto, para impedir que qualquer espermatozoide entre em contato com sua vagina. Isto é muito importante: colocar só antes de ejacular perde muita eficiência! E não se esqueça: você pode, sim, engravidar se fizer sexo sem penetração.