Orientações básicas para o 1º trimestre de gravidez

6 de outubro de 2020

Está no 1º trimestre de gravidez? Separei algumas orientações básicas para que você entenda melhor esse período e o que deve ou não fazer. Algumas mulheres acham que pela barriguinha ainda não dar sinais, é um período mais tranquilo, mas, na verdade, os três meses iniciais são os mais críticos para a formação do bebê. O quanto antes iniciar o pré-natal, melhor para evitar surpresas!

Primeira consulta de pré-natal

Nesta primeira consulta, avaliaremos seu estado de saúde. Há um exame clínico em que checamos seu histórico de vacinas e solicitamos os exames iniciais.

Primeiro ultrassom

O principal objetivo do primeiro ultrassom é confirmar a gravidez e a idade gestacional. Aqui no consultório, por exemplo, já faremos via transvaginal. Às vezes, não identificamos o embrião, já que os exames de laboratório estão mais sensíveis, mas isso é normal.

Exames iniciais

Para prevenir problemas de saúde, tanto na gestante quanto no feto, solicitamos diferentes exames de sangue e urina. Com esses exames, colheremos hemograma, tipagem sanguínea (ABO e Rh), glicemia de jejum, sorologia de hepatite B (HbsAg), sífilis (VDRL), anti-HIV, toxoplasmose IgG e IgM, exame de urina rotina, urocultura. 
Em alguns casos, podem ser solicitados também eletroferese de hemoglobina e coombs indireto.

Confira seu estado vacinal e previna o colo de útero

Cheque seu histórico e verifique se sua vacinação contra hepatite B e a tríplice bacteriana (dTpa) estão em dia, isso é muito importante. Além disso, recomendamos que você se vacine contra influenza – para a sua segurança e do seu bebê. Aproveite para conferir se o seu exame preventivo do colo de útero está em dia.

Início do uso de ácido fólico

Uma série de cuidados da mãe refletem-se diretamente no desenvolvimento pleno do feto. Nessa fase da gestação, o tubo neural do seu bebê será fechado e, para isso, a ingestão de ácido fólico é recomendada. Infelizmente, não é possível ingerir essa substância em quantidade suficiente através apenas da alimentação. Também associaremos vitamina C.

Consulta pré-natal

Durante o primeiro trimestre de gestação, recomendamos uma consulta de pré-natal mensal. Conversaremos sobre o desenvolvimento do bebê, sobre dieta saudável e atividade física.

Atenção! É importante manter dieta com: carne vermelha, peixe, frango verduras e frutas, quanto mais diversificada a dieta, melhor. E lembre-se: exercício é essencial para uma boa gestação.  

Agende ultrassom translucência nucal

O ultrassom de translucência nucal serve para detectar algumas doenças, como a Síndrome de Down, entre outras. Ele é realizado entre 12 e 13 semanas.

Avaliação odontológica

Por fim, as gengivas e dentes da gestante são particularmente vulneráveis, devido às variações hormonais da gravidez. Por isso, recomendamos uma avaliação odontológica durante o pré-natal.

Gostou das dicas? Conhece outras mulheres que estão no 1º trimestre de gravidez? Compartilhe!