Menstruação: o que você sabe sobre ela?

19 de novembro de 2020

A menstruação tem tido uma grande discussão: nós sabemos que as mulheres antigamente menstruavam, em média, 100 vezes durante sua vida, já que em uma grande parte do seu tempo estavam grávidas ou amamentando. Depois que veio a era industrial tudo isso mudou e acabou que, hoje em dia, menstruamos 400 vezes, em média, durante a vida. Será que na verdade o mais natural para o corpo feminino é estar com um bebê dentro de sua barriga ou amamentando??

A menstruação pode ter como fatores câncer de ovário, câncer de endométrio, câncer de mama e fenômenos como o sangramento intenso, cólica, síndrome pré-menstrual e endometriose.

A invenção do anticoncepcional deu um salto na vida das mulheres; eles acabam protegendo contra osteoporose, doenças inflamatórias e alguns tipos de tumor. É um método 99% eficaz numa gravidez não planejada e todas as pesquisas mostram que as mulheres, em média 65% delas, preferem não menstruar mensalmente. A grande pergunta é se existe ou não vantagem em menstruar.

Será que a menstruação está obsoleta? Nosso grande mestre Elcimar Coutinho publicou, em 1999, um livro a respeito disso falando de uma série de sintomas, como cólicas menstruais, distensão abdominal, dor mamária, tensão pré-menstrual, edema e doenças, como endometriose, anemia e as enxaquecas, que podem ser melhoradas com a suspensão da menstruação.

Não, a menstruação não é obsoleta.

Em contrapartida ao argumento de que a menstruação é obsoleta, que menstruação demais pode deixar as mulheres doentes porque elas deviam estar grávidas ou amamentando, temos como grande questão: será que os anticoncepcionais que usamos são seguros ou eficazes?

Será que a supressão da menstruação não sendo algo natural, usando uma droga que anula cronicamente as mudanças fisiológicas de um ciclo menstrual com oscilações hormonais, pode criar o ambiente hormonal que não encontramos na natureza?

E, se consideramos a menstruação natural, por que há tantos mitos de que enquanto mulheres menstruam, não estão puras e existe uma série de tabus em sociedades que mudam a mentalidade e estado emocional dessas mulheres? Como o de quando a mulher está menstruada, não pode cozinhar ou entrar em lugares sagrados.

Uma parte dos problemas também pode estar relacionada às mulheres que, quando meninas, têm pouco acesso à informação de como realmente os fatos biológicos relacionados à menstruação existem. Assim, a educação e o aumento do papel da mulher na sociedade fazem com que a menstruação venha agora a ser um tema debatido e discutido.

Nesse contexto, surge uma série de fatos e pessoas que falam a favor da menstruação: que menstruar limpa as impurezas da mulher, ajuda a variação em produção hormonal, faz com que você entre em contato com o seu próprio corpo e sinta as suas emoções e oscilações e esse maior conhecimento pode ser a alavanca para o aprimoramento da mulher.