Menopausa precoce

26 de novembro de 2020

Menopausa precoce: o que você sabe sobre ela?

A idade média de início da menopausa “natural” é aos 51 anos.

No entanto, por causa da genética, doença ou procedimentos médicos, algumas mulheres entram na menopausa antes dos 40 anos. Quando ela ocorre antes dessa idade, seja natural ou induzida, é conhecida como menopausa “prematura”.

O grande problema de uma menopausa antes dos 40 anos são as doenças que começam a aumentar numa fase em que temos muito pra viver, ou seja, a qualidade de vida futura da mulher fica comprometida. Assim, se ela entrar na menopausa antes dos 40, é obrigatória a reposição hormonal. Entenda: não é uma questão de escolha, é uma questão de sobrevivência e qualidade de vida, pois há um comprometimento da mesma com os riscos de osteoporose e aumento dos eventos cardíacos.

Além de lidar com ondas de calor, mudanças de humor e outros sintomas que acompanham a menopausa, muitas mulheres que passam pelo processo prematuro dela precisam lidar com outras preocupações físicas e emocionais. Por exemplo, como a menopausa sinaliza o fim dos anos férteis, uma mulher que deseja engravidar provavelmente terá problemas.

Os sintomas da menopausa prematura são, muitas vezes, iguais aos da menopausa natural e podem incluir:

▪ Menstruações irregulares ou perdidas;
▪ Fluxos maiores ou mais leves do que o normal;
▪ Ondas de calor (uma sensação repentina de calor que se espalha pela parte superior do corpo).

Esses sintomas são um sinal de que os ovários estão produzindo menos estrogênio.

Junto com os sintomas acima, algumas mulheres podem apresentar:

▪ Secura vaginal (a vagina também pode ficar mais fina e menos flexível);
▪ Irritabilidade da bexiga e agravamento da perda de controle da bexiga (incontinência);
▪ Mudanças emocionais (irritabilidade, alterações de humor, depressão leve);
▪ Pele, olhos ou boca secos;
▪ Insônia;
▪ Desejo sexual diminuído.

Quais são as causas de menopausa precoce genética? A maior causa é genética se a sua mãe ou sua vó tiveram menopausa antes dos 40 anos. Assim, você tem maior chance de que isso aconteça com você.

Outra causa é o estilo de vida de mulheres com massa corpórea acima da média, ou seja, com IMC acima de 25. Elas têm mais chance de entrar em menopausa precoce devido às alterações causadas pela produção de hormônio no tecido adiposo.

Existem também as causas por defeitos cromossômicos; algumas síndromes fazem com que as mulheres tenham os ovários que não funcionam direito, gerando menopausa antes da idade mais comum – que é 50 anos.

Doenças autoimunes, como disfunção da tireoide e artrite reumatoide, também podem influenciar, pois são fatores em que imunidade ataca o próprio corpo.

Epilepsia, que é um distúrbio convulsivo, apresenta uma relação importante com a menopausa precoce.

O que você pode fazer? Avaliar sua saúde e mudar sua condição de vida por meio de um estilo de vida adequado para conservar seus ovários! Atente-se aos sinais e procure um ginecologista caso perceba algo diferente do habitual!