Corpo perfeito para o sexo

3 de dezembro de 2020

Existe corpo perfeito para o sexo?

Uma das variáveis pessoais que mais mexe com nós, mulheres, é como vemos o nosso corpo. Sabemos que a imagem corporal negativa leva a evitar relação sexual, enquanto a imagem corporal positiva foi associada a maior frequência de atividade sexual, aventura, otimismo e funcionamento.

A satisfação com a imagem corporal é associada a: maior conforto com o corpo durante a atividade sexual, maior frequência de relação sexual – incluindo maior início da atividade sexual -, mais desejo espontâneo e aumento da frequência do orgasmo.

A relação entre a imagem corporal e a sexualidade têm demonstrado que as percepções e cognições de uma mulher sobre seu tamanho corporal, ao invés de seu tamanho corporal real, têm uma influência única sobre suas experiências de sexualidade.

Sabe aquela coisa que ficamos procurando em um corpo perfeito, como os de capa de revista? Sem celulite, sem estrias!! Esses sentimentos ou percepções sobre o corpo são frequentemente influenciados por visões socioculturais e intrapessoais e podem impactar tanto a experiência sexual quanto a satisfação com essas experiências, porque você perde o foco no relacionamento e não aproveita o caminho.

Estar um pouco acima do peso, ter celulite, não ter cabelo perfeito fazem parte do que somos e o parceiro(a), normalmente, não se preocupa com detalhes. Devemos, sim, nos preocupar com obesidade por uma questão de saúde, mas achar que a felicidade vem de um corpo perfeito que a mídia nos vende é parte de nossa infantilidade e devemos evitar esta mensagem principalmente para nossas filhas. Amemos nossos corpos e cuidemos deles, mas não valorizemos corpos que não existem sem photoshop.

A conclusão é: não existe corpo perfeito para o sexo, todos os corpos são perfeitos e é a nossa autoestima que vale mais nessas horas. Tenha autoconhecimento, valorize quem você é e se ame. O restante virá com o tempo!