HPV: um inimigo oculto

14 de janeiro de 2021

HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum nos Estados Unidos, é um inimigo oculto porque uma grande parte das lesões não são visíveis a olho nu e afetam cerca de 75% da população de lá. A infecção por HPV é muito prevalente em adolescentes sexualmente ativos e adultos jovens.

A atividade sexual é o fator de risco mais importante para infecção, com 64% a 82% das adolescentes sexualmente ativas com teste positivo para HPV. As manifestações clínicas da infecção por HPV incluem verrugas genitais, neoplasias do colo do útero (NIC) e até câncer cervical invasivo, que causam grandes sequelas e até morte.

O problema é que o HPV precisa entrar na célula para se multiplicar e, ao fazer isso, ele acaba usando o núcleo da célula e mudando-o, por isso o vírus pode causar tumor, mas uma pessoa de imunidade normal leva mais de 10-15 anos de infecção por HPV não tratada para ter o tumor. Por isso, o Papanicolau é muito importante no rastreamento de tumor do colo uterino.

Quando o HPV é o inimigo visível, ele cresce formando verrugas. A sorte é que as verrugas, apesar de altamente contagiosas, têm um poder oncogênico muito menor, isso quer dizer que para virar tumor é bem mais difícil!! Mas gente é um perrengue porque essas verrugas são tratadas, mas podem ficar voltando!! As pacientes chegam a ficar meio traumatizadas e, muitas vezes, com a vida sexual afetada.

Se você pensar em termos de números, 75% da população vai entrar em contato com HPV, ou seja, em algum momento você pode ter HPV, uma parte regredirá sem que você precise tratamento, em média 80-90% desaparece em 2 anos e uma pequena parte progride e pode virar tumor (segundo o último relatório da OMS – Organização Mundial da Saúde). Seria mais ou menos assim: *a chance de se contaminar 75% destes 2/3 dos pacientes não vão ter nada*, nadinha, nem saber que foram contaminados, o outro 1/3 manifestará a doença e precisará de tratamento.

Apesar de existirem mais de 100 subtipos de HPV, a grande parte das doenças associadas a ele é causada por 4 tipos:

HPV 6 e 11 – que são responsáveis por lesões genitais, por sorte a maior parte de baixo grau e mais de 90% das verrugas genitais;

HPV 16 e 18 – são responsáveis por aproximadamente 70% das lesões de alto grau e câncer de colo uterino invasivo.

É importante compreender que o HPV sozinho não causa câncer, mas requer fatores desencadeantes como tabagismo, deficiência de folato, exposição à luz ultravioleta, imunossupressão e gravidez.

Fatores de risco:

• Atividade sexual, idade da primeira relação sexual precoce (menor que 17 anos);
  • Número de parceiros sexuais;
  • Fumar;
  • Ausência do uso de preservativo.