Sangramento uterino: pólipos, adenimiose e mioma

4 de fevereiro de 2021

Quais as causas do sangramento uterino? Elas são divididas em dois tipos:

1. Estruturais:

P – pólipo;
A – adenomiose;
L – leiomioma;
M – malignidade e hiperplasia do endométrio.

2. Não estruturais:

C – coagulopatia;
O – disfunção ovulatória;
E – doenças endometriais.

Vamos começar com pólipos!

São carnes esponjosas que aparecem do crescimento do tecido uterino – endométrio -, normalmente benignos. Fazemos um ultrassom e vemos o endométrio (o tecido que menstrua) mais espessado. Às vezes ficamos na duvida, então é melhor repetir na fase inicial do ciclo menstrual, em que a imagem mais fina permite uma avaliação melhor do pólipo.

Muitas vezes, é melhor olhar diretamente através da histeroscopia (endoscopia do útero). Se o pólipo causa aumento do sangramento deve ser retirado através de cirurgia – por histeroscopia cirúrgica ou até curetagem, em lugares com menos recursos.

Se for somente um achado, existe a possibilidade de acompanhar a imagem. Alguns trabalhos propõem a colocação de DIU com progesterona para diminuir o sangramento.

Temos várias opções e caminhos diferentes, fale com seu médico!

Agora, vamos falar sobre uma doença chamada adenomiose. Nela, o tecido que menstrua (endométrio) está localizado na musculatura do útero e essa localização causa uma dor importante nas mulheres.

Imagine!!!!

É como se isso fosse um hematoma, uma bola de sangue na musculatura do útero!!! E essa bola leva a muito mais dor durante a menstruação e durante a relação!! Além disso, muitas das mulheres que sofrem com  ela permanecem com dores contínuas ao longo de suas vidas!!

Muitas vezes, o tratamento da adenimiose é cirúrgico – por meio da retirada do útero; outras vezes, com uma melhora importante com progestágenos – substância que compõe o anticoncepcional, semelhante à progesterona que produzimos na gravidez.

Essas medicações podem ser dadas vir oral ou podem ser colocadas por meio de DIU (Mirena ou Keelyna). E o diagnóstico pode ser por ultrassom, ressonância ou videolaparoscopia. Fique atenta!

Por fim, o mioma!! Com certeza você conhece alguém que tem ou teve miomas!!!

Os leiomiomas (miomas) são tumores benignos que crescem no útero e contêm um material meio duro que pode chegar a um tamanho enorme, ou podem ser vários de diferentes tamanhos.

O que determina o sangramento causado pelos miomas depende de sua localização. Os miomas que se localizam na cavidade uterina – onde se encontra o tecido que menstrua – tendem a causar mais sangramento; estes, em sua maioria, são de indicação cirúrgica.

Você é capaz de imaginar como removemos estes miomas???

Na maioria das vezes não é pela barriga, mas, sim, pela vagina (até chegar dentro do útero), como se fosse uma endoscopia – aí chamamos de histeroscopia.

Miomas muito grandes normalmente têm indicação cirúrgica. A cirurgia pode ser convencionalmente pela barriga, por uma incisão tipo cesariana, por furinhos que permitem pinças entrarem e retirarem o mioma ou por robótica.

Agora que você sabe tudo sobre sangramento uterino, compartilhe esse conteúdo com outras mulheres!