Reposição hormonal

25 de março de 2021

Reposição hormonal: o que você sabe sobre ela? Todas as mulheres podem optar por esse caminho? É sobre ela que falaremos hoje!

Opção de reposição hormonal via oral?

Sim, pode e deve ser usada (!!!), pois a via oral barata é eficiente!

As contraindicações são para:

• Mulheres hipertensas, pois a via oral pode piorar o quadro em pacientes já portadoras da doença;
  • Mulheres com aumento dos triglicerídeos, ou seja, elas não são boas candidatas.

Mas suponhamos que você tenha o colesterol alto: ah, aí sim seu colesterol pode melhorar!

Se a paciente não tem doença, tem peso bom e estilo de vida saudável, não existe contraindicação ao uso da medicação via oral.

Reposição hormonal: saber indicar é o segredo do sucesso!

Mas será que é para todas?

Sim, reposição hormonal pode ser para todas!!!

Uma coisa que devemos esclarecer é que pacientes diabéticas e hipertensas podem (e devem) fazer reposição hormonal!!

Não existe contraindicação. Na verdade, temos uma proteção nestas pacientes porque a terapia de reposição hormonal com estrogênio leva à melhora da qualidade de vida, dos calores e da insônia, além da proteção dos ossos e diminuição das doenças relacionadas a problemas coronarianos (como os infartos) – só neste último, já diminuímos 34% das causas de morte em mulheres.

Sim, 1/3 das mulheres morre de infarto e, quando envelhecemos, acontece o pior!!! Acumulamos gordura na barriga e lá se vai nossa barriguinha tanquinho. Essa gordura, conhecida como visceral, leva a algo que chamamos de resistência à insulina, por isso ela apresenta piora do quadro de diabetes.

Desta forma, o estrogênio controla esta redistribuição de gordura e diminui esta resistência à insulina. Tem outras dúvidas sobre o assunto? Escreva pra mim. Além disso, você pode me seguir no Instagram e acompanhar meus posts com diversas informações sobre o mundo da saúde feminina!