O corpo muda durante a menstruação?

1 de abril de 2021

É comum perceber que o corpo muda durante a menstruação. Muitas mulheres percebem mudanças na retenção de líquidos ou “inchaço” ao longo de seu ciclo menstrual, relatando padrão de “edema menstrual”, que leva a um ganho de peso pré-menstrual com pico no início do fluxo. Depois da menstruação, a tendência é o desinchar.

Na prática clínica, o edema ou inchaço é uma queixa comum em 92% das mulheres na segunda fase do ciclo menstrual, quando o principal hormônio é a progesterona.

As causas são diferentes:

✅ Retenção de sódio e água;

✅ Distensão abdominal;

✅ Inchaço das mamas;

✅ Inchaço das extremidades dos membros superiores e inferiores.

Essa retenção pode ocorrer devido a um distúrbio endócrino quando há variações nos hormônios estrogênio e progesterona. Além disso, a ação da progesterona não apenas causa flacidez da parede venosa, diminuindo o retorno do sangue, mas também atua na aldosterona, que aumenta a perda de sal – e o organismo procura compensar retendo mais líquido.

E nas mamas?? E na pernas??

O estradiol atua no tecido do vaso sanguíneo promovendo um inchaço e a progesterona aumenta a permeabilidade vascular, facilitando a passagem do fluido para o espaço subcutâneo, aumentando o volume da mama e causando inchaço das pernas.

Usar tops e meias elásticas melhoram esse quadro, mas é tudo passageiro. Ninguém é perfeito por 31 dias e 24 horas, por isso acordamos sequinhas, dormimos inchadas e oscilamos desde o primeiro dia em que menstruamos.

E você, já percebeu que seu corpo muda durante menstruação? Escreva para mim e me conte! Se quiser acompanhar mais conteúdo sobre ginecologia e saúde feminina, me acompanhe no Instagram!