Baixo peso fetal: por que se preocupar?

8 de abril de 2021

Por que nos preocupamos com baixo peso fetal???

O termo “baixo peso ao nascer” refere-se a um peso absoluto <2500 g independentemente da idade gestacional.

O baixo peso ao nascer é um indicador valioso de saúde pública para saúde materna, nutrição, atendimento de saúde e pobreza. Recém-nascidos com baixo peso ao nascer têm um risco 20 vezes maior de morrer do que recém-nascidos com peso ao nascer >2500 g.

As causas podem ser:

✅ Prematuridade;
✅ Crescimento restrito dentro do útero;
✅ Infecção;
✅ Placenta com má função;
✅ Desnutrição materna;
✅ Gestações consecutivas.

Por isso, o pré natal é muito importante; durante este momento, avaliamos o crescimento fetal mês a mês e identificamos qualquer desvio do crescimento fetal (para baixo ou para cima) e controlamos para um melhor resultado ao nascer.

Quais fatores podem ser a causa do baixo peso fetal ao nascer?

✅ Ingestão de ferro inferior a 180 comprimidos durante a gravidez leva a
três vezes mais probabilidade de dar à luz bebês com baixo peso ao nascer – com referência a mães que tomaram ferro igual ou mais que 180 comprimidos durante o período de gravidez.

✅ Ganho de peso materno inferior a 6,53 kg no segundo e terceiro trimestres;

✅ Comorbidade durante a gravidez, como pressão alta;

✅ Fumar durante a gravidez – a nicotina presente no cigarro causa vasoconstrição e diminui o calibre dos vasos sanguíneos resultando no baixo fluxo de oxigênio para o feto; e o monóxido de carbono leva a uma forma que inibe a liberação de oxigênio para os tecidos fetais comprometendo seu crescimento.