Desejo sexual pós-parto: mudanças no corpo da mulher

16 de abril de 2021

O desejo sexual pós-parto pode demorar a aparecer, afinal a maioria das mulheres experimenta mudanças sexuais consideráveis após o parto. Isso é completamente normal.

Nesse período, os níveis hormonais mudam e as mulheres experimentam novas emoções, demandas e responsabilidades por serem mães. Isso influencia o quanto as mulheres têm vontade de fazer sexo, a frequência com que o fazem e o quanto vão gostar de fazer sexo.

Por que isso acontece?

Por quê?? Porque ao sair a placenta, a produção hormonal não volta imediatamente, a amamentação inibe a ovulação e você não produz estrogênio nem testosterona – além do sono!! Quem quer transar se precisa dormir?!!

Os homens também passam por mudanças no estilo de vida que podem influenciar seu impulso sexual após o parto da parceira. Então, esqueça! Antes de 6-8 semanas nem você, nem seu corpo estão preparados para ter relação sexual.

Em média, depois de 6 semanas costumamos liberar a atividade sexual; e não se sinta estranha, porque os trabalhos registraram que menos de 20% das mulheres tiveram relações antes de 8 semanas.

O estrogênio baixo não permite nem ter desejo e nem lubrificar a vagina. Ah! E ainda tem que evitar outra gestação!!!! O corpo não voltou!! Muita coisa na cabeça!

Por isso, no puerpério o seu ginecologista discutirá um método anticoncepcional e fornecerá um creme para facilitar sua vida.

Mas lembre-se de que voltar a fazer sexo é como voltar a fazer exercício: exige determinação e um pouco de persistência. Se após algumas tentativas a coisa estiver ruim, converse com seu ginecologista e com seu parceiro.

Quer saber mais sobre esse tema e muitos outros que envolvem a saúde íntima feminina? Acompanhe meu trabalho no Instagram!