Anticoncepcional: sete cuidados ao tomar a pílula

22 de julho de 2021

O anticoncepcional, assim como qualquer outro medicamento, requer alguns cuidados para que não haja influência na sua eficácia. Por isso, trouxe sete cuidados que a mulher deve ter ao tomar pílula. Conheça-os e preste atenção:

1 ➡ Tomar somente com prescrição médica: hoje em dia existem diversas pílulas com diferentes níveis hormonais; portanto, é importante passar por uma avaliação de um ginecologista para saber qual o mais adequado para você.

2 ➡ Não se esqueça de tomar corretamente: escolha um horário tranquilo do seu dia para não se esquecer de tomar a pílula, lembre-se que um único dia sem tomá-la já pode alterar sua eficiência. Leia a bula do seu anticoncepcional ou consulte seu médico para saber o que fazer.

3 ➡ Alguns medicamentos podem ter influência na eficácia: remédios fortes como antibióticos, anticonvulsivantes e antirretrovirais podem diminuir a concentração hormonal na corrente sanguínea.

4 ➡ Vômitos e diarreia: se ocorrer após a pílula ter sido consumida há menos de quatro horas, pode acabar perdendo a eficácia – nesse caso, é recomendado o uso de camisinha o tempo todo.

5 ➡ Tomar sem água: ingerir a pílula com água não serve apenas para “descer” mais fácil, mas também evita que o comprimido possa grudar no esôfago podendo causar uma inflamação e até perder a eficácia. Isso serve para outros medicamentos em comprimido ou cápsula.

6 ➡ Emendar cartela ou interromper o uso sem orientação médica: para qualquer decisão, o mais recomendado é consultar o ginecologista.

7 ➡ Camisinha sempre: a gravidez não é a única preocupação que a mulher deve ter durante a relação. A camisinha, diferente de outros métodos, também ajuda a evitar o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, o adequado é manter o uso mesmo tomando a pílula anticoncepcional.

Muitas mulheres cometem pelo menos 1 desses erros, e é assim que o imprevisto acontece. Anote essas dicas e siga as orientações do seu médico! Ainda tem dúvidas? Escreva para mim e me acompanhe no Instagram!