Tireoide: entenda a função, os sinais e o diagnóstico

29 de julho de 2021

A tireoide é um órgão muito importante para o nosso corpo e muitos se lembram dela por conta do seu formato, que é semelhante ao de uma borboleta. Mas você sabe qual a função dessa borboleta no nosso organismo?

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço que produz hormônios essenciais (T3 e T4) para o bom funcionamento do nosso corpo. Tem influência no metabolismo, no desenvolvimento e crescimento durante a infância, e na fertilidade. Ela também é responsável por regular órgãos muito importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.

Quando a tireoide não está funcionando corretamente, libera hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Ambos podendo afetar a fertilidade da mulher.

Os hormônios liberados pela tireoide agem indiretamente nos ovários. No caso do hipotireoidismo, os baixos níveis hormonais prejudicam a maturação dos óvulos e interferem no ciclo menstrual.

O problema costuma surgir durante a idade reprodutiva da mulher e, quando não tratado, pode causar infertilidade e abortamentos. Outra causa de infertilidade, menos comum, mas que pode acometer pacientes com doença da tireoide é a falência ovariana.

Diante da variação dos hormônios da tireoide, diversos efeitos no sistema reprodutivo podem ocorrer, alguns exigem tratamento imediato. Fique atenta a sinais como:

  • Alterações menstruais
  • Perda de peso, sem causa aparente
  • Insônia
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Sudorese abundante
  • Diarreia

Os exames preventivos são de extrema importância pois, quanto antes o problema for diagnosticado, melhor e mais eficaz será o tratamento.

Tem dúvidas sobre o órgão, saúde feminina e ginecologia? Escreva para mim e me siga no Instagram!