Gestrinona: uso, tratamento e efeitos colaterais

27 de agosto de 2021

A gestrinona foi desenvolvida no início dos anos 70 e suas primeiras publicações estão registradas em Amsterdã, sendo testada clinicamente como um contraceptivo oral semanal na Europa e na América do Norte.

Vários trabalhos foram publicados nesta época com a possibilidade promissora de ser um anticoncepcional semanal na dose de 5 mg, mas não houve diferença estatística da gestrinona a outros contraceptivos orais existentes. Pelo seu alto custo, ela foi descontinuada após os ensaios clínicos de estágio II e, por esse motivo, são escassos os artigos com esse medicamento.

A gestrinona tem uma androgenicidade intrínseca mais significativa, e que tem como efeito adverso indesejável espinhas, acne e oleosidade, mas como efeito desejável tem o ganho de massa muscular.

Este ganho tem sido o grande chamariz de muitos, que utilizam a medicação em doses altas para talvez garantirem o efeito estético desejado, mas sem controle a longo prazo dos efeitos indesejados ou dos danos silenciosos.

Gestrinona pode ser sua salvação ou sua perdição, tudo depende da dose!

Gestrinona como opção de tratamento

A gestrinona é uma opção de tratamento ou moda para quem valoriza estética??

A indicação inicial sempre é médica!!! O mecanismo é a inibição da ovulação, diminuição da menstruação, tratamento de sangramentos uterinos ou endometriose. Já o efeito de ganho de massa nem é tão importante se não houver dieta e exercício associados. Como dizem os americanos: não existe almoço de graça.

Para quem está acima do peso a indicação é restrita e serve para tratar miomas e sangramento uterino abundante. É obesa?? A avaliação é rigorosa: pesar muito a indicação. A obesidade é um risco de trombose, associada à gestrinona pode aumentar o risco.

O bônus de qualquer medicação vem de uma indicação precisa em dose baixa. Toda medicação tem uma dose e que, acima dela, já não é tão benéfica. A melhor dose do hormônio é a menor dose que funciona!!!!!!!!!!!!

Efeitos colaterais da gestrinona

Mesmo sendo um progestágeno hormônio feminino, a gestrinona é derivada da testosterona. É ótima, quando bem indicada, mas péssima, quando mal utilizada.

Seus efeitos colaterais vêm da produção hormonal masculina, ou seja, do aumento de testosterona. São eles:

  • Acne
  • Seborreia
  • Diminuição do volume da mama
  • Queda de cabelo
  • Diminuição dos valores de estradiol
  • Alteração dos níveis de insulina
  • Queda de HDL (colesterol)
  • Até ganho de peso
  • Aumento de risco cardíaco ao longo da vida, na ausência do uso de estradiol

Cuidado! Não se iluda com propagandas falsas!