Mudanças nos cabelos e pelos na gravidez

2 de setembro de 2021

Geralmente, durante a gravidez, algumas mudanças ficam evidentes, como: os cabelos parecem mais volumosos e brilhantes! Além disso, é possível que ele fique mais grosso – o diâmetro da fibra tem um aumento.

Isso ocorre porque caem menos cabelos e os folículos capilares sofrem influência da gravidez, permanecendo em sua fase anágena (de crescimento) por mais tempo do que o normal.

O mais comum é que os fios caiam depois do parto, e não é motivo para desespero – é normal! Muitas mulheres notam mudanças nas condições do cabelo; pode ser que fiquem mais ou menos oleosos, mais lisos, mais grossos (conforme comentei) ou até mesmo mais finos. Alguns voltam a ser como antes, outros permanecem com as mudanças mesmo após o parto.

Tudo isso se deve a grandes alterações hormonais e metabólicas que ocorrem na fase da gravidez. 

Entenda as alterações hormonais durante a gestação 

  • Hirsutismo

Aumento de pelos, particularmente nas gestantes que já tinham muitos pelos antes da gestação. Na gravidez, este fenômeno é precoce e aparece mais pronunciado na face e nos braços. A etiologia do hirsutismo é provavelmente hormonal, geralmente regride em até seis meses após a gravidez e não necessita de terapia específica.

  • Eflúvio telógeno

Enfraquecimento temporário do cabelo, também comum na gestação e tem início entre o primeiro e quinto mês após o parto, prolongando-se por vários meses. Ocorre devido à rápida conversão dos pelos anágenos em telógenos.

Anágenos – são os primeiros cabelinhos que temos e que crescem.

Telógeno – é o momento em que o cabelo para de crescer, fase de repouso.

A outra causa da alteração do cabelo é também secundária ao desequilíbrio hormonal e ao estresse do parto. Na maioria das pacientes há recuperação completa em aproximadamente um ano. As unhas também são afetadas, podendo apresentar-se mais frágeis e quebradiças. 

Se você quer saber mais sobre mudanças na gravidez e outros temas sobre ginecologia e saúde da mulher, me siga no Instagram!