Coletor menstrual: o que é e como usá-lo?

3 de novembro de 2021

O coletor menstrual, também conhecido como copo menstrual, é uma ótima estratégia para substituir o absorvente durante a menstruação – por ser mais confortável, econômico e ecológico. 

O coletor é fácil de usar, e mantém a umidade natural da vagina, já que é mais fácil para entrar e sair em comparação ao absorvente interno. O acessório também não deixa cheiro, já que o sangue não entra em contato com o ar.

Deve ser escolhido de acordo com a altura do colo do útero e intensidade do fluxo menstrual, podendo ser trocado a cada 8 ou 12 horas. É importante que seja colocado corretamente e que seja verificado se ficou bem encaixado, pois, assim é possível evitar vazamento.

O coletor menstrual não alarga a vagina?

A resposta é não! Essa pergunta é bastante comum, até mesmo para a questão de sexo, que também não existe.

Nada do que você coloca na vagina vai alargá-la ou deixá-la frouxa. É preciso lembrar que o tecido local é elástico, que se alonga e se distende. Imagine que, mesmo após o parto, o canal vaginal volta ao seu tamanho original.

O que pode acontecer é que, com o tempo e a idade, o tecido fica mais flácido e solta aqueles flatos vaginais que já comentei aqui e no meu canal no Youtube, diminuindo também a lubrificação – entretanto, para isso temos o laser vaginal, caso haja incômodo!

Se estiver saudável e você não se incomodar, não precisa de nenhum procedimento. O importante é se sentir bem.

Cortar o cabinho do coletor menstrual ou usá-lo do avesso? 

Mulheres que têm o colo do útero mais baixo ou médio podem sentir incômodo ao usar o coletor menstrual e desistir dele.