A testosterona é um hormônio exclusivamente masculino?

7 de dezembro de 2021

Testosterona é um hormônio masculino? Não, é um hormônio produzido principalmente por homens, mas também por mulheres; inclusive, é biologicamente o ativo mais abundante em nós. Os homens têm níveis circulantes de testosterona mais altos do que as mulheres; no entanto, quantitativamente, é o esteroide sexual ativo mais abundante em mulheres ao longo da vida. 

Este hormônio é medido em unidades dez vezes maiores que o estradiol (E2), ou seja, nanogramas/dl, micromolares em comparação com picogramas/ml, ou picomolares para E2. O gene AR (Receptor de Androgênio) está localizado no cromossomo X e faz parte dos dois sexos – não é exclusivo do Y!

“Testosterona, mesmo em menores quantidades que E2 (estrogênio), é igualmente importante para a saúde em ambos os sexos. Além disso, T (testosterona) é o substrato principal para E2 estrogênio, e tem um efeito secundário em ambos os sexos” (Maturitas 2013)

Testosterona é essencial para a saúde física e mental e o bem-estar das mulheres

Mulheres na pré e pós-menopausa e homens idosos podem apresentar sintomas de deficiência de androgênio, incluindo: humor disfórico (ansiedade, irritabilidade, depressão); falta de bem-estar; fadiga física; perda óssea; perda muscular; alterações na cognição; perda de memória; insônia; ondas de calor; queixas reumatoides, queixas urinárias; dor, dor nas mamas; incontinência e disfunção sexual.

Esses sintomas de deficiência de androgênio estão se tornando cada vez mais reconhecidos em mulheres e tratados com testosterona, receptores de androgênio.

“ARs (receptores de androgênio) estão localizados em todo o corpo em ambos os sexos: presumir que a deficiência de androgênio não existe em mulheres ou que a terapia com T (testosterona) não deve ser considerada em mulheres é não científico e implausível” (Maturitas, 2013)

Quantidade de dose

  • Valores maiores que duzentos estão associados a tumores produtores de testosterona ou uso exógeno (cremes, injeções);
  • Alguns países produziram adesivos que liberavam 300 mcg de testosterona por dia com excelentes resultados e poucos efeitos colaterais;
  • Se você busca alta performance ou anabolismo, as doses serão maiores e os efeitos indesejáveis também;
  • A melhor dose é a menor dose que faz efeito;
  • Só existe um jeito de envelhecer com saúde não abusar de altas doses atrás da fórmula da juventude.