Padrões de consumo alimentar

25 de junho de 2020

Você já ouviu falar em padrões de consumo alimentar? O peso do bebê ao nascer é um importante indicador de sobrevivência infantil e reflete o risco de morte e os riscos para a saúde durante seu primeiro ano de vida.

Vários fatores estão relacionados às variações do peso ao nascer, destacando-se o consumo alimentar materno. Existem quatro padrões de consumo que foram nomeados em trabalhos para classificar a alimentação materna. Conheça-os abaixo:

  1. Padrão prudente: leite, iogurte, queijo, frutas e suco natural, biscoito e frango / carne / peixe / fígado;
  2. Padrão tradicional: feijão, arroz, vegetais, pão, manteiga / margarina e açúcar;
  3. Padrão ocidental: pizza / hambúrguer / pastelaria frita, batata / mandioca / inhame, refrigerantes, farinha / farofa / grãos e carne de porco / lingüiça / ovo;
  4. Padrão de lanches: sanduíches, salgadinhos, chocolate e mix de bebidas de chocolate.

A maioria das gestantes começa bem, com peso ideal, alimentação correta entre os padrões 1 e 2 e, muitas vezes, terminam nos padrões 3 e 4, o que a leva ao estado nutricional adequado no início da gravidez, para a prevalência de excesso de peso (26,9%).

É preciso cuidado com padrão de lanches!

padrões de consumo alimentar

O problema é que o padrão ocidental é composto por alimentos com alta densidade energética, baixo valor nutricional (baixa quantidade ou isentos de micronutrientes) e baixo custo financeiro, além de conter alimentos com alta proporção de carboidratos (macarrão, batata / inhame / mandioca, farinha / farofa / grãos, refrigerantes).

Esse padrão também inclui fontes de proteínas como carne de porco, ovo, embutidos – este último com baixa qualidade nutricional, pois contém grandes quantidades de gordura saturada, colesterol e sódio. Fast-food (pizza / hambúrguer / pastelaria frita) também estão presentes nesse padrão e têm baixo valor nutricional e alta densidade energética.

O padrão de lanches consiste em alimentos com altas concentrações de carboidratos simples, lipídios e baixas quantidades de proteínas e micronutrientes. Essa combinação de nutrientes confere a esses alimentos alta densidade energética, favorecendo o ganho de peso gestacional.

Você já conhecia os padrões de consumo alimentar?

Qual o seu padrão alimentar?

Quantos quilos você ganhou?

Cuide de sua alimentação, faça escolhas saudáveis!!!!