O HPV e o sexo oral e anal

28 de janeiro de 2021

Este vírus de 3 letras é responsável por até 90% dos casos de câncer de colo uterino, até 60% dos cânceres de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar. E, pasmem (!!!!), também pelos cânceres de boca e garganta – que são o 6º tipo no mundo, com cerca de 400 mil casos e 230 mil mortes ao ano. A incidência está fortemente relacionada ao HPV e à prática de sexo oral. Esse aumento é cerca de três vezes maior em homens do que em mulheres!!!!

Você sabia que 10% de homens e mulheres terão algum tipo de verruga em suas genitais ao longo de sua vida sexual? Elas costumam aparecer algumas semanas após o contato sexual, seja ele genital, genital-oral ou genital -anal. Assim, sexo oral é a fonte de aparecimento de HPV oral, que por si só não necessariamente evolui para tumor; você deve ter um ambiente desfavorável como: fumar, beber, deficiências nutricionais, etc. Usar preservativo no sexo oral é um importante fator de proteção.

E o sexo anal é o fator mais predisponente para o HPV nesta região sendo a manifestação, muitas vezes, pouco específica, e apresentando sangramento, dor, coceira anal, alteração das evacuações, sensação de tumoração anal. A forma com que a doença se desenvolve no ânus parece muito com a do colo uterino, mas o tumor do colo uterino é 4x mais comum do que o anal. Assim, se você pratica sexo anal e desenvolve algum sintoma localizado, cabe muito bem uma pesquisa de HPV nesta região. Cabe aqui um reforço da prática do sexo seguro com preservativo.

Reações

Após o contato com o vírus, seu corpo pode reagir de 3 maneiras:

1. Você elimina o vírus completamente do seu corpo em 1 ano e meio sem manifestar nada, nadinha da doença;

2. O vírus ganha da sua imunidade, começa a crescer e aí podemos observar lesões a olho nu – verrugas (lesões clínicas), algumas vezes elas podem ser vistas só na lente de aumento, damos a essas lesões o nome de lesões microscópicas (subclínica);

3. O vírus fica no organismo por anos e anos, quietinho, sem se multiplicar, sua defesa nem liga para ele e ele fica lá até que, em determinado momento, você adoece, sofre um stress muito grande e pronto! A queda da sua resistência permite que o HPV se multiplique e aparecem lesões clínicas ou subclínicas. Isso é o pior; às vezes, você desenvolve a lesão que pegou de outro parceiro há anos e seu relacionamento acaba porque seu parceiro acha que você pulou a cerca, traiu e nada vai convencê-lo do contrário, típica saia-justa de consultório.

As verrugas genitais são muito, muito contagiosas. Quem dera fossem todas grandes e horrorosas, aí ninguém se contaminava, porque tanto as verrugas visíveis quanto as microscópicas têm uma capacidade de infecção de 65-70%. E quer a pior notícia? Uma vez infectado, até que apareçam as lesões, leva de 2-8 meses para as primeiras manifestações por HPV, mas tem descrito na literatura até 20 anos!!!! É muito azar!!! Já imaginou você, tá sem relação sexual 1-2-10 anos e, quando começa um novo relacionamento, o HPV põem as asinhas para fora?!