Ultrassom para engravidar?

12 de fevereiro de 2021

Já ouviu falar do exame de ultrassom para engravidar?? O ultrassom de infertilidade é um primeiro teste importante para qualquer mulher que queira engravidar.

Primeiro, um ultrassom irá verificar se o útero e ambos os ovários estão presentes. Assim, começamos nossa pesquisa – lógico que parece óbvio (!!), mas muitas mulheres podem ter miomas, pólipos, alterações da forma do útero, cistos nos ovários e, aí sim, o ultrassom é o início de nossa investigação.

Como já expliquei, o óvulo cresce dentro dos folículos; estes são como bexigas dentro do ovário, cheios de fluido e aumentam de tamanho a cada dia enquanto o óvulo se desenvolve. O tamanho e o número desses folículos em desenvolvimento podem ser determinados com precisão com ultrassom de infertilidade. Desta forma, o médico pode determinar o momento em que esse folículo atinge o tamanho de ovular, entre 1,8-2,2 cm em média.

Também podemos monitorar o crescimento e o desenvolvimento do revestimento uterino, chamado de endométrio. Enquanto a maior parte do útero é composta de músculos, a camada mais interna – que circunda a cavidade uterina – é feita de tecido glandular, que sofre influência de hormônios produzidos nos ovários.

O revestimento uterino cresce e engrossa para que o espermatozoide possa subir e chegar na tuba uterina. A espessura do revestimento uterino pode ser medida e padrões de aparência podem ser vistos, apontando se há a sincronia do útero e ovário.

Se você está pensando em engravidar, converse com o seu ginecologista e faça os exames necessários. Entre eles, o ultrassom de infertilidade.

Ainda tem alguma dúvida? Escreva para mim! Você também pode me seguir no Instagram: @draloreta, lá falo sobre diversos temas por meio de posts e vídeos explicativos. Ou, acesse meu canal no YouTube, posto vídeos novos todas as quartas-feiras e trago convidados especialistas nos assuntos abordados, se inscreva!