Quais odores tem a sua vagina???

29 de abril de 2021

Você sabe quais odores tem a sua vagina? Você irá se espantar! Aos efluentes odoríferos foram atribuídos 34 odores característicos em três categorias hedônicas: neutro, agradável e desagradável.

A vagina é composta de vários bichinhos, são mais de milhões de tipos de bactérias e lactobacilos, que são a primeira barreira de defesa da vagina associada às variações hormonais. O pH da vagina pode variar e mudar o odor vaginal; contudo, já digo para você: nunca este odor parece com rosas ou flores, mas também não pode ter cheiro de peixe.

Usar produtos para dar à sua vagina um cheiro “agradável” pode fazer mais mal do que bem! Contanto que o odor não seja significativamente forte/diferente do normal, não há nada com que você precise se preocupar, pode ser um sinal de pH desequilibrado.

Então, certifique-se de consultar seu médico quando achar que o cheiro mudou. Lá no consultório, temos umas fitinhas para medir o pH e classificar a necessidade de tratamento ou não.

Agora que você sabe quais odores tem a sua vagina, saiba que eles são normais. Esta expectativa da sociedade de ter um aroma floral na vagina NÃO é normal e nem saudável. Só tomar banho é o suficiente – no máximo um sabonetinho neutro.

Ainda tem dúvida sobre esse e outros assuntos? Escreva para mim e me siga no Instagram!