Descubra tudo sobre hímen

13 de maio de 2021

O hímen consiste em uma membrana fina que cobre a abertura vaginal, e é formado por um tecido conjuntivo, fibras musculares, vasos sanguíneos e terminações nervosas.

É muito comum algumas mulheres não ter – cerca de 0,03% que poderiam ter hímen, nascem sem um. Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal.

“Dra., e como o sangue menstrual passa pelo hímen?”. A passagem de sangue acontece pois o hímen tem um ou mais buracos para deixar o fluxo passar naturalmente. Normalmente, o hímen parece uma rosquinha e tem um grande buraco que pode caber um ou dois dedos.

Às vezes, o buraco é tão pequeno que um absorvente não cabe. Consultar um profissional de saúde vai ajudá-la a descobrir que tipo de hímen você tem. Isso pode reduzir o risco de perturbar involuntariamente seu hímen se você optar por usar absorventes internos, mas teoricamente 99% das meninas adolescentes podem usar absorventes internos.

Entenda os tipos de hímen

Vamos falar mais sobre dois tipos:

  • Estrelado, denteado ou fimbriado – consiste em dentinhos e é mais irrigado, podendo sangrar mais durante as primeiras relações. Algumas mulheres podem acabar procurando serviço médico dependendo da gravidade da situação, por exemplo quando o sangramento não diminui. Em alguns casos, também pode ocorrer de ficar dias sangrando, mas um sangramento menor; e outras ainda podem sangrar em outras relações.
  • Hímen cribiforme – é com muitos furinhos e também sangra um pouco mais, mas é bem mais raro.

O hímen é o mesmo em todas as pessoas?

A aparência e a estrutura variam exatamente conforme a forma do corpo ou a cor do cabelo. Cada hímen tem sua própria forma, tipo, espessura, elasticidade, vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Alguns hímens podem ser elásticos; outros não. Alguns podem ter muitas terminações nervosas, enquanto outros podem ter apenas algumas, então considere que cada mulher é única.

E qual é o propósito de um hímen? Tão valorizado por muitos anos – ainda é um tabu, é uma incógnita que gera muitas discussões e dúvidas no público em geral. Até agora, não se sabe ao certo qual o propósito dessa membrana, uma das teorias mais comuns é que ele age como uma espécie de barreira para impedir que agentes infecciosos entrem em um corpo em desenvolvimento.

Orientações importantes

É importante saber que a escolha da época da primeira relação sexual deva ser consciente e madura porque você sente que está preparada, porque ama e é amada; não faça nada para agradar o outro. Pense sempre que ao assumir essa opção você também deve ser madura e responsável para escolher.

Lembre-se: use preservativo sempre que tiver uma relação, faça em um ambiente seguro, esteja confortável com a situação e, se precisar, converse com seu ginecologista.

Ainda tem dúvida sobre esse assunto? Escreva para mim ou confira o meu Instagram, publiquei diversos vídeos para explicar um pouco mais sobre o hímen!