Relacionamentos nas redes e suas armadilhas

15 de junho de 2021

Já parou para pensar nos relacionamentos nas redes e suas armadilhas? O namoro online mudou drasticamente o cenário de relacionamentos desde o seu início, há 20, 25 anos. Pessoas de todos os gêneros incluíram plataformas em suas vidas para encontrar relacionamentos românticos e sexuais.

Os aplicativos permitem a comunicação online com parceiros em potencial, ajudam a adquirir informações sobre as pessoas antes mesmo de conhecê-las pessoalmente e oferecem diversas ferramentas para negociar estágios de suas relações amorosas e sexuais.

Mas é importante entender que, ao mesmo tempo em que a internet traz ótimas vantagens, o uso de maneira inadequada e inconsciente pode apresentar alguns riscos como:

  • Gamificação de relacionamentos, com envolvimento em comportamentos de risco
  • Sexo desprotegido
  • Revelação de informações pessoais
  • Perseguição
  • Cyberstalking
  • Vitimização sexual
  • Exposição a comportamentos como “breadcrumbing”
  • Slow fading
  • Ghosting

A seguir, vou explicar um pouco sobre Ghosting e Breadcrumbing:

➡ Ghosting: a palavra refere-se a “ghost”, que significa ‘fantasma’. É quando um relacionamento virtual deixa de ser recíproco levando à dissolução dele (repentina ou gradualmente). As mensagens ou ligações deixam de ser respondidas, deixa-se de seguir ou bloqueia-se o parceiro em plataformas de redes sociais – normalmente, associa-se a relacionamentos de curta duração e de menor comprometimento.

➡ Breadcrumbing: significa migalhas de pão, fazendo alusão à história ‘João e Maria’. No conto, os personagens jogam migalhas de pão pelo caminho que passavam para não se perderem; já nas redes, é uma espécie de controle e dominação, que pode ocorrer tanto no trabalho como em relacionamentos. As pessoas que praticam isso tentam a todo custo parecer relevante para a presa, mandam mensagens, curtidas, sempre cercam a pessoa fazendo exatamente essa “trilha de migalhas”, o chamado de reforço intermitente.

Fique atento e não se iluda. A internet pode ser incrível, se utilizada de forma inteligente e consciente. Não dê confiança para qualquer um! Nos primeiros encontros, opte por um local público, e na relação não se esqueça de sempre usar camisinha – se proteja!

Me siga no Instagram para mais dicas e informações!