Cabelo de comercial: o que fazer para tê-los?

19 de agosto de 2021

Quer ter o cabelo igual aos dos comerciais? São necessários nutrientes essenciais e proteínas. Abaixo explico quais são eles e sua importância!

Proteínas de valor padrão contendo aminoácidos:

  • Cisteína;
  • Metionina – como precursores da síntese de proteína de cabelo de queratina, que são o elemento básico do condicionamento da dieta da construção do cabelo;
  • L-lisina exógena – presente principalmente na parte interna da raiz do cabelo, é responsável por sua forma e volume. Com o fornecimento insuficiente de lisina nos alimentos, o cabelo torna-se quebradiço, fino e flácido. Este aminoácido tem impacto significativo na absorção de zinco e ferro.

As proteínas devem perfazer: 10-15% do valor energético da dieta (WED) na quantidade de (0,9 g / kg de massa corporal por dia), e é recomendado que sejam consumidas principalmente no café da manhã, jantar e em porções menores, como lanche da tarde.

Boas fontes dos aminoácidos mencionados acima na dieta das mulheres devem ser:
❇ Queijo cottage, iogurte, peixe, carne (vitela), aves (peru, frango), sementes de leguminosas (soja, lentilha, feijão, ervilha, favas), sementes (de abóbora e girassol, gergelim), nozes (pistache, amendoim), produtos de grãos (trigo sarraceno, grumos de cevada, cevada descascada, arroz integral, pão integral de centeio). Fonte adicional desses aminoácidos são os ovos, e recomenda-se consumir 2-3 ovos por semana.

As gorduras presentes na dieta participam da síntese dos hormônios esteroides (a partir do colesterol); portanto, têm influência na manutenção do cabelo no tegumento da pele.

Deficiência desses compostos no corpo da mulher acarreta diminuição da hidratação capilar, até mesmo a sua perda em decorrência do estado impróprio dos bulbos capilares. O baixo consumo de ácidos linoleico e linolênico e ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa pode causar a perda de cabelo.

Os ácidos graxos da família dos poli-insaturados ômega-3 (EPA e DHA) são encontrados principalmente em:

  • Peixes
  • Sementes de linho
  • Nozes
  • Brotos de trigo

Os ácidos graxos poli-insaturados ômega-6, presentes nos óleos vegetais, também são necessários para a manutenção da constituição do cabelo; porém, seu excesso na dieta pode levar a distúrbios do equilíbrio imunológico do corpo e maior risco de estados de inflamação, que podem causar astenia e sua perda. As gorduras devem constituir 25-35% da dieta e sua fonte deve ser peixes, aves, ovos, azeite de oliva. Cuide de seus fios!

Será que preciso comer açúcar? Açúcar faz assim tão mal? Sim!!!!

Foi demonstrado que o consumo de alimentos altamente processados, ricos em açúcares simples, é um dos fatores indiretos que causam a queda excessiva dos cabelos. Dieta rica em açúcares simples estimula a secreção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Em condições fisiológicas, o sebo tem um impacto benéfico no cabelo; no entanto, se a secreção for muito alta, torna-se alimento para os microrganismos encontrados na pele, que causam a decomposição dos triacilgliceróis neles contidos.

Além disso, a dieta rica em açúcares simples implica em glicemia e insulinemia inadequadas, que contribuem diretamente para o aumento da síntese de hormônios masculinos pelos ovários, e indiretamente por meio da alteração da função do fígado, alterando a produção de insulina.

No folículo piloso, a insulina tem impacto direto no crescimento do cabelo e no aumento da concentração de hormônios masculinos, o que leva ao afinamento dos fios.

A insulina também tem impacto sobre os distúrbios circulatórios nos vasos sanguíneos que nutrem o couro cabeludo, levando à diminuição do oxigênio local, o que contribui para a queda de cabelo.

Esta é a razão pela qual a dieta das mulheres deve conter produtos ricos em carboidratos complexos, com baixo índice glicêmico e contendo fibras que regulam o metabolismo de carboidratos-lipídios do corpo.

Os carboidratos devem formar 50%-60% da sua dieta incluindo não mais do que 10% de carboidratos simples. A fonte de carboidratos na dieta deve vir de pães integrais, grãos, arroz, macarrão integral, vegetais e frutas com baixa carga glicêmica.

Fique de olho no açúcar da dieta a partir de agora!