Mudanças mais comuns no primeiro trimestre de gestação

18 de junho de 2020

Algumas mudanças são bastante comuns no primeiro trimestre de gestação. Por isso, recebo diversas gestantes no consultório me perguntando sobre como podem lidar com essas mudanças. Já falei sobre isso, mas volto com mais dicas para vocês sobre o que fazer em cada uma delas. Afinal, o primeiro trimestre de gestação é o de adaptação do corpo. Vamos lá?

Fadiga

Sentir-se cansada e com sono é normal nos primeiros meses. Por isso, descanse sempre que puder. Também é bom porque, mesmo que você não se sinta cansada, é uma forma de guardar energia para a formação do bebê. Tenha períodos de atividade e depois de descanso. Pare sempre antes de ficar cansada demais. Coma pequenas refeições várias vezes ao dia e beba bastante água. Se você estiver trabalhando, tente descansar nos intervalos e na hora do almoço.

Dores de cabeça

Dores de cabeça são comuns e, geralmente, devido a alterações hormonais e posturais. A maioria tende a melhorar pela ação da progesterona. Abaixo, ações que podem te ajudar:

  • Pratique boa postura;
  • Medite;
  • Alongue-se; 
  • Coma pequenas refeições nutritivas, várias vezes ao dia;
  • Beba muita água durante todo o dia;
  • Evite atividades que causem fadiga ocular;
  • Use lentes com proteção de tela em seus óculos; 
  • Durma bastante à noite e descanse durante o dia;
  • Faça massagens no pescoço, ombro, rosto e couro cabeludo;
  • Aplique um pano frio ou quente na testa e na parte de trás do pescoço;
  • Beba dois copos de água e tome algum medicamento para dor de cabeça conforme a orientação médica; 
  • Converse com seu médico se a dor de cabeça não desaparecer.

Micção frequente

As mulheres grávidas costumam fazer xixi com mais frequência. Beba água, leite e chá de camomila, erva cidreira em vez de café, chá preto ou refrigerantes.

Aumento das secreções vaginais

As secreções vaginais são finas e leitosas, sem odor e não coçam. Para evitar que qualquer bichinho da vagina invada o espaço do bebê, a secreção torna-se abundante. Entretanto, é preciso atenção: se ela ficar como nata de leite, amarela mostarda ou verde, avise seu médico.

Use roupas íntimas de algodão e calças mais soltas, abuse das saias, tome banho com frequência, mas não use sabonete em excesso. Prefira produtos glicerinados e neutros.

Tontura

primeiro trimestre de gestação

Levante-se lentamente, dando um tempo para seu corpo se acostumar às mudanças de postura. Além disso, use meias elásticas e, se trabalha sentada, levante-se a cada três horas.

Falta de ar

A falta de ar é adaptativa por conta de um aumento da frequência cardíaca. Já que agora seu corpo tem que fazer um trabalho muito maior por causa do novo habitat, isso faz com que aumente o fluxo sanguíneo e frequência cardíaca. A sensação de falta de ar melhora gradativamente, com a evolução da gestação. É lógico que, no final da gestação, novamente temos uma piora. Geralmente, isso é normal, mas verifique com seu médico se você tem um histórico familiar de problemas cardíacos.

Posso dormir de costas ou barriga para baixo?

Sim. Contanto que você não fique com tontura ou taquicardia (aumento da frequência cardíaca) quando estiver deitada de costas. Se você se sentir qualquer um destes sintomas quando estiver deitada de costas, deite-se de lado ou de bruços.

Evite ficar deitada de costas após o quarto, quinto mês de gravidez. O peso do seu bebê pressiona as principais artérias e veias (aorta e cava) e pode reduzir o fluxo sanguíneo para seu coração e seu bebê, mas não se preocupe: o corpo é sábio e toda vez que isso acontecer, seu corpo se manifestará.