Ondas repentinas de calor, oscilação de humor e alterações do sono: esses são alguns dos principais sinais da menopausa, que podem afetar a rotina e prejudicar a qualidade de vida das mulheres. Mas você sabia que o implante hormonal, também conhecido como “chip da beleza”, pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa? Isso mesmo!
A terapia de reposição hormonal é indicada para controlar inúmeros sintomas – estejam relacionados à menopausa ou não – e pode potencializar a perda de gordura, além de contribuir para a melhora do desempenho sexual, uma vez que ela ajuda a reduzir o ressecamento vaginal e, consequentemente, a dor durante as relações.
O implante hormonal também pode ser um forte aliado das mulheres que esquecem com frequência o horário de tomar os medicamentos e, principalmente, desejam amenizar os sintomas da menopausa. Se o tratamento for bem controlado e usado com a dosagem correta, o resultado pode ser bastante satisfatório.
Uso dos implantes hormonais exige cautela
Utilizar o implante hormonal para amenizar os sintomas da menopausa é uma indicação correta, mas e quando pensamos no uso dele para fins estéticos? É necessário refletir se não estamos valorizando demais o corpo em sua beleza, na tentativa de perpetuar uma juventude desnecessária, nessa busca incansável pela perfeição.
Me questiono se não estamos, inconscientemente, tentando apagar de todas as formas as marcas que mostram os anos de experiência que vivemos como seres humanos. Será que estamos neste mundo somente para cultivar corpos e formar grandes massas magras? Será que não há nada que possamos oferecer como exemplo para os nossos filhos e sociedade?
Precisamos refletir se o desejo de estar sempre magra é uma vontade individual ou se todo esse sacrifício – comer pouco e se privar de tantas coisas – tem mais relação com aquilo que queremos mostrar para o outro. Além do mais, analise: até que ponto vale todo esse sacrifício? Vou ganhar alguma coisa no final da vida?
Então, lembre-se: o verdadeiro chip da beleza é o cartão de crédito, que pode comprar roupas, perfumes e maquiagem. Não acredite em fórmulas mágicas, afinal, não existe hormônio capaz de transformar seu corpo.
O verdadeiro sucesso vem de uma dieta equilibrada, dos exercícios físicos e da constância. Portanto, saia da sua zona de conforto, assuma suas responsabilidades e cuide da sua alimentação. Busque saúde!
Agora, quando o objetivo é amenizar os sintomas da menopausa, podemos, sim, falar de implante hormonal – converse com o seu médico para verificar a indicação no seu caso.
Para saber mais, clique aqui e acompanhe nas minhas redes sociais diversos assuntos relacionados à ginecologia e obstetrícia.