Benefícios do estradiol para a saúde feminina

28 de abril de 2022

Durante o envelhecimento reprodutivo, ocorre um déficit hormonal, muito pronunciado na menopausa e caracterizado por um súbito declínio no nível de estrogênio circulante. Nesse momento, entra a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) e os benefícios do estradiol para a saúde feminina. 

Mas antes de falarmos sobre os benefícios do estradiol, precisamos entender alguns fatores. Com essa mudança dos níveis de estrogênio, o nosso organismo sofre algumas consequências, como:

  • Perda de memória;
  • Diminuição de memória verbal;
  • Habilidades finas. 

Paradoxalmente, na pré-menopausa, ocorrem altos níveis de estrogênio e temos uma atividade mitocondrial normal com um equilíbrio e alto metabolismo energético cerebral. Já no início da senescência reprodutiva, a diminuição dos níveis de estrogênio gera um aumento do estresse oxidativo (níveis de EROs) e, consequentemente, hipometabolismo metabólico das células cerebrais e perda de cognição.

A menopausa é um “período crítico”, com uma queda rápida dos níveis de estrogênio em um período de tempo relativamente curto; um momento na vida das mulheres em que elas são mais vulneráveis e mais propensas a desenvolver distúrbios cerebrais relacionados à idade, como Alzheimer.

A terapia de reposição de estrogênio (TRE) pode ser benéfica antes que as mulheres atinjam um limiar crítico de dano celular durante a perimenopausa e logo após a menopausa.

O que acontece durante as oscilações de estradiol?

Durante o ciclo menstrual, as oscilações do estradiol podem gerar algumas consequências para o organismo, com valores que vão de 25 e podem chegar a 400-600 na ovulação de pacientes jovens.

Entretanto, o problema está quando os dados mostram valores de estradiol abaixo de 25 e de forma contínua, pois isso pode haver as seguintes alterações:

1️⃣ Diminuição da capacidade arterial de mandar sangue para o cérebro;

2️⃣ Alterações no metabolismo das mitocôndrias nos neurônios;

3️⃣ Durante a menopausa, valores constantemente mais baixos;

4️⃣ A falta do hormônio estradiol afeta a memória, porém, não há reposição específica para isso.

Lembre-se: a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) encontra um subsídio favorável quando usada dentro dos critérios já adotados pela sociedade. A TRH tem como principal objetivo aliviar os sintomas da menopausa – os benefícios do estradiol na memória são efeitos secundários.

Estradiol pode beneficiar a imunidade do organismo

Você sabia que o estradiol apresenta receptores em células de defesa chamadas linfócitos T e B? Isso significa que o hormônio está relacionado com sua ativação através desses receptores específicos. As células que fazem nossa defesa, se estimuladas em excesso, podem atacar o nosso próprio organismo – o que chamamos de doença autoimune. 

Vários fatores regulam doenças autoimunes, entre genética, epigenética, infecções, gatilhos ambientais externos e internos, hormônios e microbioma – sim, seu intestino!

Há uma riqueza de dados que afirmam que o estrogênio regula várias facetas do sistema imunológico por meio de mecanismos moleculares complexos. E à medida que envelhecemos, o estradiol vai diminuindo e pode ser associado a uma queda na capacidade de defesa.

Não estamos falando de um fator único responsável por nossa imunidade, mas sim, de mais uma das ações do estrogênio, esse hormônio fascinante!

Para saber mais sobre os benefícios do estradiol e outros assuntos relacionados à ginecologia, entre em contato comigo através das redes sociais!