Quais são os principais mitos e verdades da menopausa?

14 de abril de 2022

Com o declínio da produção hormonal, ocasionado pelo fim dos ciclos menstruais, sintomas como as oscilações de humor e as intensas ondas de calor passam a fazer parte da nossa rotina. Nesse período, muitas fake news são propagadas a respeito do assunto, mas afinal, quais são os principais mitos e verdades da menopausa

Antes de falarmos sobre os mitos e verdades da menopausa, precisamos entender que não é preciso conviver com esses sintomas. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível aliviar os desconfortos mais comuns com o Tratamento de Reposição Hormonal (TRH).

Embora seja um método bastante conhecido entre as mulheres, ainda há muitas crenças envolvendo a reposição hormonal. Por isso, decidi listar os principais mitos e verdades da menopausa que estão relacionados ao TRH:

• Não, não é verdade que todos os tratamentos para amenizar os sintomas da menopausa são iguais. A recomendação é feita diante de uma avaliação individual dos sintomas de cada paciente e vai combinar diferentes tipos de hormônios;
  • E sim, nem todas as mulheres podem aderir ao tratamento. Por isso, reforço a importância da avaliação individual de cada paciente, pois precisamos analisar os riscos e os benefícios que a TRH vai proporcionar à mulher;
  • Menopausa engorda? Nada disso! Sabe o que faz você ganhar peso? Não ter uma alimentação saudável e manter hábitos sedentários! Não esqueça que a distribuição da gordura, com o passar dos anos, muda. Isso faz parte do processo de envelhecimento!

O que acontece com a vagina durante a menopausa?

Quando não há o tratamento adequado, a vagina fica bastante lesionada, uma vez que a mucosa sangra e se rompe diante da perda da elasticidade.

Isso acontece porque sem a lubrificação, que permite a dilatação sem dor, ardor ou sangramento, ela fica dessa forma. Por isso, é fundamental que a vagina seja tratada durante a menopausa com hormônios locais tópicos, como o estriol.

E se você teme usar hormônios, fique tranquila pois não há com o que se preocupar! O estriol é seguro e não passa pela corrente sanguínea. Além disso, também podemos usar estradiol 10 mcg, que não oferece riscos à saúde.

É possível envelhecer bem e amenizar os sintomas da menopausa

É evidente que ninguém quer envelhecer, mas os anos trazem uma sabedoria que não temos durante a nossa juventude. E essa sabedoria traz a serenidade de aceitar algumas ruguinhas, gordurinhas e de entender que apesar de não termos 20 anos, podemos ser saudáveis.

Nesse sentido, a reposição hormonal é uma forma maravilhosa de recuperar nossa vida, sem calores, sem insônia, sem alterações de humor e muitas outras queixas tão comuns durante essa fase.

Quer fazer muitas plásticas? Não tem problema! Quer usar hormônio em busca de juventude e um corpo maravilhoso? Então não é a reposição que vai te ajudar.

A reposição ocorre em doses baixas para uma vida longa e segura. Não sacrifique saúde em busca de performance, usando altas doses – ao menos que ganhe milhões para isso.

As grandes figuras públicas, às vezes, querem mostrar que estão lindas e jovens, mas lembrem-se que isso custa horas de exercício, dieta rigorosa, plásticas e muita maquiagem.
Tem dúvidas sobre os mitos e verdades da menopausa? Acesse as minhas redes sociais e fique por dentro de todos os assuntos relacionados à ginecologia!