Implantes hormonais: qual a diferença entre Silastic e Pellets?

23 de maio de 2022

Desenvolvido com o objetivo de amenizar os sintomas causados pela menopausa e os desconfortos do ciclo menstrual, o uso dos implantes hormonais se tornou cada vez mais comum entre as mulheres. Mas você já ouviu falar ou sabe qual é a diferença entre Silastic e Pellets?

Se a sua resposta foi negativa, não tem problema! O conteúdo deste blog foi feito pensando justamente em você, que desconhece a diferença entre Silastic e Pellets, e tem dúvidas a respeito do funcionamento desses dispositivos.

Para começar, falaremos sobre o implante de Silastic, considerado um dos mais tradicionais do mercado. Fabricado com um material inerte, capaz de ficar no corpo sem causar nenhum dano à saúde da paciente, esse dispositivo tem duração de aproximadamente um ano.

Ao fazer a implantação do Silastic com hormônio, será integrado ao seu corpo, gerando uma espécie de cápsula em torno do implante. Dessa forma, o sangue chegará até o dispositivo e o hormônio será distribuído pelo corpo.

Em alguns casos, o implante de Silastic poderá apresentar oscilações na liberação das doses. Se a distribuição for menor, recomenda-se a implantação de novos implantes para que a duração do tratamento seja de um ano, mas existem algumas ressalvas.

Se você decidir inserir novos implantes, sempre que observar essa redução nas doses, terá muitos dispositivos implantados, o que pode desencadear quadros de fibrose – diante deste diagnóstico, uma redução da capacidade de absorção do hormônio pode acontecer. Por isso, em determinado momento, aconselhamos a retirada do implante para facilitar a colocação e a absorção!

Já os Pellets são pequenos cilindros com hormônios, implantados no tecido subcutâneo – última camada da pele, constituída de gordura –, que liberam hormônios de forma contínua e constante.

A principal diferença entre Silastic e Pellets é que o segundo, ao contrário do primeiro, não precisa ser retirado e age rapidamente no organismo.

Vantagens e desvantagens dos implantes de Silastic e Pellets

Assim como tudo na vida, os implantes hormonais têm vantagens e desvantagens. Por isso, confira abaixo os principais prós e contras de cada método:

•  Prós do Pellet

– Absorvível;

– Não precisa retirar;

– Não causa reações alérgicas;

– Risco de fibrose é mínima;

– Maior custo-benefício.

• Contras do Pellet

– Pico hormonal no primeiro mês;

– Se der problema, não existe a possibilidade de tirar;

– Risco de extrusão (eliminação do Pellet).

•  Prós do Silastic

– A medicação tende durar um ano;

– Se tiver problema, pode ser retirado;

– Sem reação alérgica.

•  Contras do Silastic

– Ter que retirar;

– Se a paciente é sintomática, a melhora do sintoma pode demorar mais;

– Fibrose cicatricial dependente do número de implantes;

– A fibrose pode gerar dor local de retração.

Se tiver outras dúvidas sobre a diferença entre Silastic e Pellets, entre em contato comigo!