A trombose é uma condição que afeta uma ampla parcela da população, em especial as mulheres, e que pode causar sérios riscos à saúde se não receber o tratamento adequado.
A maioria dos casos de trombose tem como principal causa o ganho de peso, a presença de varizes, desidratação e uma má qualidade de vida. O risco de desenvolver a condição aumenta com o passar dos anos, já que o envelhecimento também é considerado um fator de risco para a doença – mas é possível prevenir.
No entanto, antes de falarmos sobre as formas de prevenção, precisamos entender o que é a trombose. Essa condição, caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos (trombos) nas veias, provoca a obstrução da passagem de sangue nas nossas veias.
Como consequência, ocorre um inchaço na região afetada – geralmente as pernas –, que vem acompanhado de uma dor aguda. Diante disso, muita gente decide pesquisar as causas e encontra muita informação distorcida a respeito do assunto, como a associação ao uso dos anticoncepcionais.
Na realidade, a maior causa de trombose não tem relação com o uso desse método contraceptivo. Estatisticamente, isso é muito baixo, já que estudos mostram que há um aumento de dois casos a partir da linha de base da população diante da utilização dos anticoncepcionais.
O que fazer para evitar a trombose?
Evitar o envelhecimento, que é um dos fatores de risco, não é uma opção – obviamente. Portanto, é importante tratar as varizes e realizar a prática regular de exercícios físicos, além de aderir a uma dieta saudável e equilibrada.
Ainda tem dúvidas sobre a trombose e as formas de prevenção? Entre em contato comigo! E para mais assuntos relacionados à ginecologia, acompanhe-me nas redes sociais!