Quais são os principais tratamentos para a menopausa?

15 de agosto de 2022

Com a chegada dos 50 anos, muitas pacientes começam a sentir os primeiros sintomas que indicam o fim do período reprodutivo feminino. Nesse momento, dúvidas e preocupações acerca dessa fase também passam a fazer parte da rotina, principalmente sobre os tratamentos para a menopausa que são mais indicados. 

Na realidade, existem diversos tratamentos para a menopausa disponíveis no mercado, mas muitas pacientes não sabem disso. Mulheres que têm útero podem, por exemplo, escolher se querem menstruar ou não.

Para as pacientes que desejam continuar menstruando, o tratamento para a menopausa mais indicado é o esquema cíclico. Com esse método, recomenda-se o uso diário do estradiol, enquanto a progesterona deve ser usada num intervalo de 10-14 dias no mês.

No entanto, se você faz parte do grupo de mulheres que deseja interromper a menstruação, é necessário administrar o uso da progesterona e do estradiol de forma contínua. Com o tempo, devido a uma resposta menor do endométrio, podemos fazer a progesterona a cada três meses.

Progesterona micronizada é mais segura na reposição hormonal?

Ao prescrever a Terapia Hormonal (TH) para quem tem útero, é necessário usar progesterona natural (P4) ou progestágeno sintético (progestina), visando a proteção endometrial. 

Os dados de observação sugerem um perfil mais seguro de P4 x progestágenos em relação aos desfechos envolvendo câncer de mama e doenças cardiovasculares, o que parece perfeito – mas não é bem assim. 

De acordo com o resultado de ensaios randomizados e controlados, os progestágenos (sintéticos) na dosagem certa previnem a hiperplasia endometrial e o câncer endometrial, mas sempre tem um porém. Acredita-se que o P4 oral não proteja o endométrio tão bem quanto às progestinas, com base em dados observacionais, principalmente de origem europeia. 

Embora um risco aumentado de câncer endometrial tenha sido encontrado em pacientes com menos de cinco anos de uso de estrogênios + P4 progesterona micronizada, isso não inclui o uso de estrogênios + progestinas sintéticas.

Por isso, temos sempre que tomar cuidado com estudos iniciais e aguardar mais dados. Como sempre digo: hormônios precisam de tempo para serem analisados e interpretados. Se necessário, os conceitos devem ser revistos. 

Encurtamento do ciclo menstrual é o primeiro sinal da menopausa? 

Durante o envelhecimento feminino, o encurtamento do ciclo menstrual é o primeiro sinal. Em algumas mulheres, acontece o contrário: o ciclo começa a ficar mais longo pela falta de ovulação – mas você sabe quais são as etapas do nosso ciclo?

O ciclo menstrual tem duas etapas:

– Recrutamento: essa fase depende do estradiol que, por sua vez, chama os folículos – um deles cresce e ovula;

– Produção de progesterona: após a ovulação, a segunda fase é a produção de progesterona, o que dá 14+14 dias.

A menor capacidade da produção desse corpo lúteo em gerar progesterona faz com que esse ciclo menstrual fique mais curto  – e é isso que acontece! Apesar de diferentes, esses dois caminhos representam o mesmo problema: uma queda de progesterona devido à redução da produção do número de óvulos que a gente tinha. 

Ainda tem dúvidas sobre os tratamentos para a menopausa e reposição hormonal? Entre em contato comigo e me siga nas redes sociais!